São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Y" mostra último homem do planeta

Sobrevivente do extermínio do gênero masculino é o protagonista da HQ, lançada pela Opera Graphica

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Todas as criaturas do sexo masculino morreram de uma hora para a outra. Não importa o lugar do mundo: todos os animais machos, inclusive os homens, se foram, deixando para trás milhões de cadáveres, além de carros parados, aviões caídos, usinas nucleares sem controle. E todas as mulheres e animais do sexo feminino existentes no planeta.
É assim, em um clima que beira o apocalipse, que começa "Y - O Último Homem: Rumo à Extinção", HQ que está sendo lançada no Brasil.
Apenas dois seres, a princípio, escaparam dessa inesperada morte súbita do gênero masculino: um desajeitado rapaz, Yorick, e seu recém-adquirido macaco, Ampulheta.
É em torno deles que o escritor Brian K. Vaughan e a desenhista Pia Guerra desenvolvem "Y - O Último Homem" de uma maneira que mistura suspense, aventura e terror.
O que as mulheres de todo o mundo fariam ao descobrir que seus pais, maridos e irmãos morreram? Por que apenas Yorick sobreviveu? Mais importante: o que será do rapaz de agora em diante, uma vez que ele carrega a responsabilidade de ser o último homem do planeta Terra?
Nem todas as respostas são fáceis nesta saga, e não é essa a idéia. "Y - O Último Homem" surgiu como uma revista mensal nos Estados Unidos em 2003 e está prevista para acabar em 2007, no 60º número.
Assim, tanto o sobrevivente Yorick como o leitor vão descobrindo, aos poucos, no que o mundo se transformou.
Vaughan descreve um cenário pessimista. Há uma gangue de mulheres revoltadas, intituladas "amazonas"; uma misteriosa organização secreta em que as pessoas não têm nomes, mas números de identificação; e um novo governo dos Estados Unidos tentando se reconstruir aos poucos.
Todos estão atrás, para proteger ou matar, do sobrevivente Yorick. Ele, por sua vez, quer apenas ir para a Austrália reencontrar a namorada, que estava lá, de férias, quando tudo aconteceu. Essa é mais uma questão para Yorick: de que adianta ser o último homem sobre a Terra se a única mulher que você quer ver está, literalmente, do outro lado do mundo?
O livro que está saindo no Brasil compila as cinco primeiras edições de "Y - O Último Homem": é o início de um enredo imprevisível, com ares de um filme de ficção. Aliás, ele é tão cinematográfico que está sendo transformado em filme -o lançamento, caso tudo dê certo, será em 2008.


Y - O ÚLTIMO HOMEM: RUMO À EXTINÇÃO
Autores:
Brian K. Vaughan, Pia Guerra e José Marzán Jr.
Editora: Opera Graphica
Quanto: R$ 56, em média (136 págs.)


Texto Anterior: Crítica: Tim Burton faz cinema de autor de apelo popular
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.