São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Morre nos EUA o co-fundador da agência de modelos Ford

DA REPORTAGEM LOCAL

Fundador da agência Ford Models nos anos 40, ao lado da mulher Eileen, Gerard William Ford, ou simplesmente Jerry Ford, morreu no último domingo, aos 83 anos, em Morristown, Nova Jersey (EUA). Segundo sua filha Katie, o empresário morreu de complicações de uma endocardite, uma inflamação do coração. A notícia foi divulgada ontem.
Ex-guarda da Marinha americana, Ford foi responsável por transformar uma profissão antes tida como um hobby em uma das mais bem pagas ocupações a partir dos anos 80. Pouco depois de ter aberto a agência, em 1946, Ford introduziu um sistema de pagamento segundo o qual as modelos recebiam antes de trabalhar. Ele estabeleceu uma semana de trabalho de cinco dias. A cada sexta-feira, as modelos recebiam sua remuneração, mesmo que os clientes ainda não tivessem pago a agência.
Nos anos 70, Ford criou os primeiros contratos para que modelos representassem marcas específicas, com exclusividade, obtendo assim pagamentos bem altos para suas contratadas. Foi ele quem negociou, por exemplo, o contrato de exclusividade da atriz Lauren Hutton para a marca de cosméticos Revlon, em 1974.
Ford representou importantes nomes ao longo de décadas, como China Machado nos anos 60, Hutton nos 70, Christie Brinkley nos 1980, Veronica Webb e Kristen McMenamy nos 90. O empresário também administrou as carreiras de modelo das atrizes Jane Fonda, Candice Bergen, Brooke Shields e Ali MacGraw.
Em dezembro do ano passado, a agência foi vendida a um banco de investimento, o Stone Tower Equity Partners. Além da viúva Eileen e da filha Katie, hoje membro do conselho da agência, Ford deixa três outros filhos: Jamie, Gerard William Ford Jr. e Lacey Williams. E ainda oito netos e dois bisnetos.


Texto Anterior: Festival em BH terá Gorillaz
Próximo Texto: Televisão: "The Tudors" estréia segunda temporada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.