São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Hércules em Busca do Reino Perdido
SBT, 14h.
(Hercules and the Lost Kingdom). EUA, 1994, 90 min. Direção: Harley Cokliss. Com Kevin Sorbo, Anthony Quinn. Mais um dos "Hércules" protagonizados por Sorbo em escala industrial nos anos 90. Aqui, ele tenta encontrar a cidade de Tróia, contra os desígnios da deusa Hera.

Corra Que a Polícia Vem Aí 33 1/3 - O Insulto Final
Globo, 15h40.
(Naked Gun - The Final Insult). EUA, 1994, 89 min. Direção: Peter Segal. Com Leslie Nielsen, Priscilla Presley, George Kennedy. Embora aposentado, o detetive Nielsen volta à ativa, a fim de investigar atentado que se prepara para a noite de entrega do Oscar. O filme revigora um tipo de humor que parecia esgotado (o surgido em "Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu"). Nielsen é peça-chave da operação.

A Dama de Maio
Cultura, 22h30.
(Banoo - Ye Ordibehesht). Irã, 1998, 95 min. Direção: Rakshan Bani Eternad. Com Minoo Farshchi, Mani Kasraiyan, Golab Adine, Atefe Razavi. Forugh, uma diretora de cinema, realiza um documentário sobre a idéia de "mãe ideal". O trabalho tem repercussões intensas em sua vida, já que ela própria, mulher de meia-idade, tem a tarefa de criar o filho com quem mora. O filme, exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 1998, não está entre aqueles vários que vieram do Irã e conseguiram grande repercussão. Mas apresenta, no mínimo, a curiosidade de abordar o universo feminino em um país onde, supõe-se, as mulheres são um tanto esmagadas. Legendado. A conferir.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Quando o enredo pouco importa


O "western spaghetti" demonstra, não raro, que um bom filme não precisa ser feito a partir de uma boa história. "Por uns Dólares a Mais" (Telecine 2, 3h10) é um exemplo. A história dos dois caçadores de recompensas (Lee Van Cleef e Clint Eastwood) dispostos a, cada um por sua conta, capturar um famoso bandido deve ser uma das mais ralas do Velho Oeste.
Mas é por isso mesmo que o filme de Sergio Leone interessa. Livre das amarras do contar, Leone compõe belas cenas, como a dos dois pistoleiros demonstrando suas habilidades.
Ninguém mata e ninguém morre. Sua utilidade para a história é quase desprezível. Era um tipo de filme para um público popular, inculto, mas que compreendia muito bem a beleza que Leone criava. (IA)


VIOLÊNCIA
Programa lembra o caso Rodney King
"O Escândalo de Rodney King e a Revolta em Los Angeles" é o tema do programa "Século 20" de hoje (Mundo, 13h). Em 1992, policiais brancos espancaram o motorista negro King. Os policiais foram inocentados, e manifestantes negros espancaram motorista branco.

MÚSICA
Show resgata o soul de Isaac Hayes
Um dos formadores do soul de Memphis, criador do estilo romântico de Barry White e lançador de alguns alicerces da disco music, o cantor e compositor norte-americano Isaac Hayes é o tema do programa "Live in Concert", que vai ao ar hoje, às 21h, no Film & Arts.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Segredos
Próximo Texto: José Simão: Ostrália Urgente! Tamo por conta das perereca!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.