São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Jornais violentos são vistos por 93 mil crianças

Divulgação/TV Globo
MENINO DO RIO
O ator Luigi Baricelli durante gravação de "Sabor da Paixão", na semana passada, na Lagoa, Rio; na novela das seis, que estréia segunda, ele será um "playboy" dono de vinhedo


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Em agosto, o violento "Cidade Alerta", da Record, foi visto diariamente por mais crianças de 4 a 11 do que a edição das 12h30 do infanto-juvenil "Ilha Rá-Tim-Bum", da Cultura. O sucessor do "Aqui Agora" teve média diária de 54.798 mil crianças entre seu público na Grande São Paulo, contra 49.069 mil da edição das 12h30 de "Ilha Rá-Tim-Bum".
Dados do Ibope obtidos com exclusividade pela Folha mostram que os policialescos "Cidade Alerta", "Repórter Cidadão" (Rede TV!) e "Brasil Urgente" (Band) foram vistos em agosto por 92.987 mil crianças de 4 a 11 anos. Apenas 3.000 pessoas a menos do que a soma do público dessa faixa das três edições diárias de "Ilha" (12h30, 15h30 e 19h30).
Quando somados crianças e adolescentes (12 a 17 anos), a audiência dos três telejornais superam o educativo. São 187.972 mil crianças e adolescentes sintonizados nas reportagens sobre crimes e perseguições policiais e 137.301 na atração da Cultura. Do público total de "Cidade Alerta" e "Repórter Cidadão", 9% são crianças.
Para Ana Cristina Olmos, psicanalista especializada em crianças, a exposição a esses programas é maléfica. "Esses programas são inadequados para o horário e mostram a violência de forma justificada, como uma maneira eficaz de se resolver problemas", diz. A consequência: crianças amedrontadas ou com reações desproporcionais a provocações.

OUTRO CANAL

Rotina
Os principais executivos da TV Globo estão trabalhando como se Marluce Dias da Silva não estivesse efetivamente afastada. Cada um cuida de sua área como antes. Braço direito de Marluce, Érico Magalhães (Central Globo de Recursos Humanos) é quem está tomando as últimas decisões na área artística.

Martelo
Já está fechado, só falta assinar, a venda das afiliadas da Globo no Paraná para os atuais parceiros da rede no Estado. A Globo venderá 40% das cotas, ficando com 10%. Evandro Guimarães, executivo do grupo, quer levar a afiliada de Juiz de Fora (MG), avaliada em cerca de R$ 14 milhões.

Opção
A alternativa da Globo ao adiamento da Globo S.A., e da captação de recursos com a pulverização de ações em Bolsas, deverá ser a venda de parte da emissora a um só sócio, possivelmente estrangeiro. Executivos da emissora especulam que poderá ser colocado a venda entre 5% e 7% da TV Globo.

Vacilo
Em seu penúltimo capítulo, a novela das seis da Globo, "Coração de Estudante", deu média de 37,9 pontos anteontem. Mais do que "Esperança", das oito, que ficou com 37,5.

Meretrício
O "Metrópolis" (TV Cultura, 23h30) exibe hoje reportagem sobre Eny Cezarino, considerada a cafetina mais famosa do Brasil, retratada recentemente em biografia.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Bicha tem arte! Gays abalam o pleito!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.