São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obras neoconcretas inauguram Instituto de Arte Contemporânea

Prédio na Maria Antônia não está pronto, mas duas salas recebem mostra

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Está saindo do papel, ainda que lenta e progressivamente, o projeto do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) idealizado por Raquel Arnaud em 1997 acerca de quatro artistas já representados por sua galeria. Quarenta obras dos neoconcretistas Mira Schendel, Amilcar de Castro, Sergio Camargo e Willys de Castro começam a povoar o instituto, que abre suas duas primeiras salas hoje, para convidados, ainda que o restante do prédio, vizinho ao Centro Universitário Maria Antônia, continue em obras até 2007.
A documentação guardada e organizada por Arnaud durante a vida dos quatro artistas -que eram muito amigos, segundo ela- vai servir de base para a criação de um banco de dados informatizado e de acesso público.
"O objetivo do museu é digitalizar e disponibilizar matérias de jornal, documentos, cartas escritas por eles, poemas de Sergio Camargo, músicas concretas de Willys de Castro, entre outras coisas", explica ela.
A mostra, com curadoria de Rodrigo Naves e Tiago Mesquita, não faz malabarismo para atrelar a produção dos artistas. "Preferimos dar independência a elas, definindo bem os espaços que cada obra ocupa", diz Naves. Uma das salas abriga a mostra de Amilcar de Castro e Sergio Camargo, enquanto a outra recebe Mira Schendel e Willys de Castro. A unidade acaba surgindo de qualquer forma, por conta do uso da geometria com certa liberdade de figuração e também pela utilização de materiais muitas vezes similares.


INSTITUTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Quando:
abertura hoje; de ter. a dom, das 10h às 18h
Onde: r. Maria Antônia, 258, SP, tel. 0/xx/11/3255-7182
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Itamar Assumpção é cantado por discípulos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.