São Paulo, terça-feira, 28 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em performance, Caetano Veloso improvisa melodias árabes

Centro de Cultura Judaica recebeu cantor e artista israelense

DE SÃO PAULO

O cantor Caetano Veloso e o violoncelista Jacques Morelenbaum participaram ontem à noite, no Centro de Cultura Judaica, em São Paulo, de uma videoperformance do artista plástico israelense Izhar Patkin.
Sobre os acordes de Morelenbaum, Caetano leu, com sotaque britânico e improvisando melodias árabes, o poema "Violins".
A versão lida pelo cantor foi traduzida para o inglês pelo poeta Kashimiri Agha Shahid para o original (em árabe) de Mahmoud Darwish.
Parte da exposição "The Veil Suite", a performance aconteceu no interior de uma "sala de véus", formada por quatro paredes gigantes de tule sobre as quais Patkin imprimiu fotografias gigantes em preto e branco.
O vídeo foi dirigido por Monique Gardenberg (de "Ó Paí, Ó") e Fernando Grostein Andrade (autor do documentário "Coração Vagabundo"). O poema foi relido por Caetano mais três vezes.
Entre os 50 convidados presentes na plateia, estavam a produtora Paula Lavigne e os atores Carlos Alberto Ricelli, Bruna Lombardi e Paula Burlamaqui.
Caetano é amigo de Izhar Patkin há longos anos. Eles têm apartamento no mesmo prédio em Nova York.
Assim que for concluído, em cerca de duas semanas, o vídeo entra na exposição "The Veil Suite", no próprio Centro da Cultura Judaica. Em seguida, parte para a retrospectiva do pintor em 2011, em Tel Aviv.


Texto Anterior: Pichador já teve oito processos e pinta paredes
Próximo Texto: José Celso critica imprensa e Bienal em lançamento de filme
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.