São Paulo, Quinta-feira, 28 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Patrícia Pillar pode interpretar uma mulher apaixonada por um economista que trabalha no governo
Peça traz semelhanças com a vida real

ANA PAULA RAGAZZI
da Redação

Patrícia Pillar pode viver nos palcos situação semelhante a que vive em sua vida real. Isso se aceitar interpretar Helena, personagem principal da peça "Deixa Que Eu te Ame", o mais recente texto do dramaturgo Alcione Araújo.
A assessoria de imprensa de Patrícia, que está em férias, não confirma a participação da atriz na montagem.
A peça se passa em uma noite e relata o encontro de dois irmãos, Bernardo e Thomaz, e de suas mulheres, Cecília e Helena.
Bernardo é um economista que deixou sua namorada, Helena, no Brasil para fazer um curso de doutoramento em Chicago. Quando voltou ao país, assumiu um cargo de diretor no Banco Central e, em Brasília, conheceu Cecília, uma assessora de imprensa do banco.
Thomaz é um médico que trabalha no setor de emergência de um hospital público no Rio de Janeiro. Na ausência do irmão, se aproximou de Helena e casou-se com ela.
Bernardo viaja para o Rio para participar de um coquetel, no qual recebe um convite para dirigir um banco privado, e aproveita a oportunidade para, depois de vários anos, rever o irmão e a ex-namorada.
A conversa entre os dois casais ultrapassa as pendengas amorosas -além do amor de uma mulher, está em jogo a disputa por um país melhor. Bernardo acredita que isso só será possível com a estabilidade econômica, obtida a qualquer custo. Thomaz diz que essa busca pela estabilidade causou graves prejuízos à sociedade -no hospital em que trabalha pessoas morrem pela falta de atendimento decente.
Um retrato das desavenças entre as correntes monetarista e desenvolvimentista do atual governo? "Cada um faça a interpretação que quiser", afirma Alcione Araújo. Ele descarta possíveis comparações entre sua história e o recente romance de Patrícia Pillar com o pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PPS): "Terminei de escrever a peça em março deste ano".
A produtora de "Deixa Que Eu te Ame", Maria Helena Álvares, afirma que além de Patrícia, José Mayer, Luis Mello e Françoise Fourton foram convidados para participar da montagem. "Todos demonstraram interesse, mas a participação vai depender da agenda de cada um."
Maria Helena diz que a peça deve estrear no início do ano que vem, "possivelmente em Brasília" e, em seguida, seguirá em turnê pelo país.
Alcione Araújo é roteirista do filme "O Triste Fim de Policarpo Quaresma" (98) e co-roteirista de "Outras Estórias" (99), de Pedro Bial.


Texto Anterior: Televisão: Fernanda Montenegro estréia "talk show" no Canal Brasil
Próximo Texto: Evento: Suzuki encontra com o público hoje no MIS
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.