São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUADRINHOS

Álbum de Gibbons venceu o Eisner Awards

HQ reconta conflito em futuro retrô

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mods e rockers foram parte do passado, da Inglaterra das décadas de 1950 e 1960, como mostra a história. Mods e rockers são parte do presente, da São Paulo de 2005, como mostra o texto ao lado. Mods e rockers serão parte do futuro, como mostra Dave Gibbons em "The Originals - Sangue nas Ruas" (R$ 34; 160 págs.), HQ que a Conrad lança no Brasil.
A história escrita e desenhada por Gibbons (ilustrador da cultuada "graphic novel" "Watchmen") desloca os lendários conflitos entre as duas gangues -os "arrumadinhos" mods, com seus ternos, contra os "sujos" rockers, com suas jaquetas de couro- para um futuro retrô, onde as motos e os carros flutuam, mas o visual evoca o "moderno" da década de 1960.
Escolhido como melhor álbum no Eisner Awards 2005, o mais importante prêmio dos quadrinhos, "The Originals" conta a história dos amigos adolescentes Lel e Bok, integrantes da gangue de mods que dá título à história, os tais "originais". Entre festas com o grupo e conflitos com os rivais da gangue de rockers, os Dirts, a dupla aprende as amarguras da passagem para a vida adulta.
O Gibbons ilustrador suplanta o roteirista: seus desenhos, em preto-e-branco, têm uma elegância e uma fluência que o roteiro almeja, mas não repete. De qualquer modo, do balanço entre arte e texto, o álbum gera uma leitura agradável.


Texto Anterior: Os novos anos 60: Música e rebeldia fascinam nova geração
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.