São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 2011

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Portal renova financiamento para audiovisual

Lançado ontem, site cria sistema de "crowdfunding" para captar verbas para produções de cinema e vídeo

Produtores, roteiristas e diretores podem inscrever seus projetos e tentar obter dinheiro via doação pela internet

DE SÃO PAULO

De olho no crescimento da indústria audiovisual brasileira e no interesse internacional pelo conteúdo "made in Brazil", a principal produtora de festivais de cinema brasileiro pelo mundo -a Inffinito- resolveu criar um novo portal para intermediar o financiamento e a comercialização de projetos audiovisuais, usando o mecanismo do "crowdfunding" (financiamento coletivo).
O termo ficou famoso depois que boa parte da campanha de Barack Obama foi financiada via cidadãos que, pela internet, faziam pequena ou grandes doações.
Apresentado ontem em São Paulo, o site MediaFundMarket (www.mediafundmarket.com) aceita inscrições de projetos em diferentes formatos -curtas ou longas-metragens, séries, conteúdos para celular etc.
Ao apresentá-lo, o produtor sugere a quantia de que precisa, as diferentes cotas de patrocínio e os respectivos benefícios para o patrocinador/doador.
Se pelo menos 80% do valor for arrecadado, a captação é dada como bem-sucedida e o site fica com 4%. "Até março de 2012 o plano é ter pelo menos 30 projetos on-line, com a captação de pelo menos dez deles", adianta Adriana Dutra, uma das sócias da Inffinito.
Na outra ponta do mercado, o site também atua na venda de conteúdo já pronto para distribuidores e canais de televisão. Nessa etapa, o produtor paga R$ 10 para que o potencial comprador possa assistir a seu produto. (GABRIELA LONGMAN)



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