São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

O real autor de "Dimitrio" é a indústria

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Há pouco, o crítico Moniz Vianna perguntava: "Quem é o autor no cinema?" (entrevista a Evaldo Mocarzel no site www.criticos.com.br). Isso tem toda pertinência. E quem assistir "A Máscara de Dimitrio" (TCM, 20h20) poderá comprová-lo fartamente.
Não me lembro de um filme de que Jorge Luis Borges tenha falado com mais entusiasmo. No entanto, se tomarmos a filmografia de seu diretor, Jean Nagulesco, logo veremos que sua inconstância -para dizer o mínimo- é assombrosa.
Seria o roteirista o verdadeiro autor da história sobre o escritor que segue a trilha do misterioso e assassinado Dimitrio? Mas sabemos que quem assina o roteiro por vezes é só um dos escritores que tocaram no script. Seria então o autor do romance original?
Pessoalmente, desconfio de que o real autor deste filme noir seja a Warner Bros. O que não significa que não haja verdadeiros diretores-autores. Eles existem, mas a coisa não é assim tão simples.


Texto Anterior: Dança: Colker revê os passos de sua carreira
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.