São Paulo, sábado, 28 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro esperou uma década por publicação

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi preciso mais de uma década para que "Inteligência com Dor" viesse finalmente a ser publicado.
O livro que será lançado hoje, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073), é na verdade a tese de doutorado de Luís Augusto Fischer, defendida em 1998.
Seu périplo por editoras começou no início desta década, encontrando como obstáculo a negociação, com parte dos herdeiros de Nelson Rodrigues, sobre o valor a ser cobrado pela reprodução na íntegra das crônicas analisadas na obra.
Fischer afirma que o valor pedido foi um dos principais empecilhos para a publicação. Depois de anos com a editora Civilização Brasileira, e de uma passagem também pela Cosac Naify, a obra é agora finalmente lançada pela gaúcha Arquipélago Editorial.
Sem que um acordo quanto ao valor do pagamento fosse alcançado, a editora decidiu publicar o texto apenas com trechos das crônicas. Nenhuma delas ultrapassa 40% do conteúdo original, permitindo que respeitem as regras da lei dos direitos autorais, que autoriza a publicação de trechos em obras de crítica. (RC)


Texto Anterior: Nelson, o ex-covarde
Próximo Texto: Biografia desmistifica a figura de Astor Piazzolla
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.