São Paulo, sábado, 28 de novembro de 1998

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Músico paga pelos excessos do passado

EDSON FRANCO
Editor de Veículos

Ike Turner é protagonista de uma das maiores injustiças da história da música ocidental do século. Corre o risco de entrar para as enciclopédias como o homem que batia em Tina Turner e que, de vez em quando, tocava alguma coisa.
Para seu azar, os dois únicos aliados que Ike tem para reparar esse erro histórico é a si próprio e uma biografia repleta de colaborações para a evolução da música pop.
O primeiro aliado não tem feito um bom trabalho. Um show atual de Ike Turner pode ser ou envolvente ou frustrante. Em Londres, em abril de 97, um show do cantor, guitarrista e tecladista se enquadrou na segunda categoria.
Com a platéia sob domínio, Turner subiu no palco uma hora atrasado. Desafinou, errou notas, entrou e saiu de cena várias vezes. Deixou o palco ovacionado. Deu a impressão de que o público local aplaudiria até um poste.
O segundo aliado de Turner -sua biografia musical- continua muito mal divulgado. Ele nasceu no dia 5 de novembro de 1931, numa cidadezinha chamada Clarksdale, encravada no delta do rio Mississippi e, provavelmente, o epicentro do blues. Exatos 20 anos depois, o cantor Jackie Brenston entrou nos estúdios da Sun Records, em Memphis, e gravou "Rocket 88", música considerada o primeiro rock'n'roll da história e que traz Turner ao piano.
Pelo resto da década de 50, ele emprestou suas habilidades de pianista e guitarrista para gigantes do blues como Elmore James, Howlin' Wolf e Otis Rush. Estava forjado o homem capaz de farejar um talento a quilômetros. E, em 1960, esse homem farejou Tina.
Questões conjugais à parte, a cantora nunca gerou tanta energia em suas interpretações depois que abandonou Ike. Após ouvi-la cantando "Proud Mary" com a banda do ex-marido, é possível concluir que, sem os atritos com Ike, não haveria o fogo de Tina.
Muitos chegam ao sucesso com um currículo menos completo que esse. Mas Turner paga o preço pelos excessos do passado. Chega aos dias de hoje precisando de um hit, um produtor que dê uniformidade aos shows e de um biógrafo isento.



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