São Paulo, sábado, 29 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Edgard Ribeiro/MTV
CEBOLA Apresentadora do "Charme", do SBT, Adriane Galisteu prepara minipizza e joga conversa fora em gravação, com João Gordo e Viviane Torrico, do "Gordo à Bolonhesa", que a MTV exibe no dia 3

'Senhora do Destino' é líder de baixaria

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Recordista de audiência, "Senhora do Destino" é a nova líder do "ranking da baixaria", o oitavo em dois anos, que será divulgado hoje em debate sobre a qualidade da televisão no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, pela campanha Quem Financia a Baixaria É contra a Cidadania.
A novela das oito desbancou os programas de João Kléber na Rede TV!, que apareceram na frente nos rankings anteriores. Do total de 269 reclamações recebidas pela campanha entre outubro e janeiro, 54 (20%) foram contra "Senhora do Destino". Os telespectadores acusam a novela de "apelo sexual", "incitação à violência" e de passar em horário impróprio.
Os programas de João Kléber ficaram com o segundo lugar (50 reclamações, por ridicularização da pessoa humana). A reprise de "Terra Nostra", da Globo, ficou em terceiro, por "horário impróprio", seguida de "Cidade Alerta" (Record) e, em empatados em quinto, "Casseta & Planeta" (Globo) e "Pânico" (Rede TV!).
Autor de "Senhora", Aguinaldo Silva" atribui a liderança à audiência de 45 milhões de pessoas: "É natural que qualquer acontecimento mais ‘forte’ na novela (cujo tema é a retomada dos valores familiares) tenha mais repercussão que nos concorrentes inteiramente dedicados à baixaria".
A Globo também liga o ranking ao ibope e diz que o universo da campanha é "inexpressivo". As demais TVs não se manifestaram.

OUTRO CANAL

Duro na queda 1 Embora se esforce para não transparecer, a Globo não esperava e ficou indignada com a assinatura de contrato, na semana passada, entre a Universal Studios e a Record, em parceria de cinco anos por filmes e séries.

Duro na queda 2 Tanto que a Globo, em comunicado, diz que vai exercer o direito contratual de renovar por três anos a validade das reprises dos filmes da Universal, como "Gladiador" e "A Múmia". Assim, à Record, sobrará apenas o direito sobre filmes inéditos.

Duro na queda 3 Só para não dar à Record o gosto de exibir uma série inédita, a Globo programou anteontem a estréia na próxima madrugada (3h25), na sessão "Corujão", de "Monk", da Universal, que mantinha na gaveta. A Record quer estreá-la em março.

Será? Daniella Cicarelli voltou à Espanha sem ter renovado contrato com a MTV. Segundo a TV, ela enviará o documento pelos Correios.

Erosão A Band anuncia para março o lançamento de um canal pago rural. Mas o canal só deve ser distribuído pela DirecTV.

Leveza O "Programa do Ratinho" vai desaparecer da TV durante pelo menos duas semanas. Na próxima segunda, o "Casos de Família" volta ao horário que vinha sendo ocupado por Ratinho (16h30). E o retorno de Ratinho às 21h30 no dia 14 é incerto.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Adeus às armas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.