São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

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Girl Talk redefine idéia de "mashup"

Produtor funde mais de 200 samples em seu álbum "Night Ripper" e deve se apresentar no Brasil ainda neste semestre

Entre as músicas usadas no disco, estão "Wonderwall", hit do Oasis, "Where's my Mind", dos Pixies, e "Only", da "metal" Nine Inch Nails

ALEXANDRE MATIAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A guitarra e o vocal açucarado de "Where's my Mind", dos Pixies, baixos de Dr. Dre, as cordas de "Bittersweet Symphony", do Verve, a base lenta de "Only", do Nine Inch Nails, o violão de Noel Gallagher em "Wonderwall" e toneladas de vocais de rap.
Assim é "Night Ripper", um dos melhores discos do ano passado, lançado pelo produtor Gregg Gills sob o pseudônimo Girl Talk.
Sem pedir autorização para usar nenhum dos 200 samples utilizados (e, não por acaso, lançado pela gravadora americana Illegal Art), ele leva o conceito de "mashup" para um novo patamar. Gills deve ser uma das atrações musicais da próxima edição do festival Resfest, que acontece em São Paulo, em abril. Ele conversou com a Folha por e-mail.  

FOLHA - Conte a história de "Night Ripper".
GILLS
- Eu amo música pop e eu faço colagens com músicas há uns sete, oito anos. Gosto de recontextualizar elementos familiares em músicas novas e estava querendo fazer um disco divertido, apenas com samples. O som do disco é baseado nas minhas apresentações ao vivo, quando eu misturo um monte de loops e samples tirados de um set predeterminado.

FOLHA - A atenção que você recebeu no lançamento do seu trabalho se deveu mais ao fato de o disco ter sido lançado sem autorizações [dos autores das músicas originais] do que à quantidade de músicas conhecidas se encontrarem de forma tão distinta?
GILLS
- Acho que um pouco dos dois. As pessoas sempre gostam da controvérsia, daí a questão do direito autoral. No lado musical, queria fazer um disco que fosse, ao mesmo tempo, experimental na estrutura e divertido. Acho que as pessoas estão acostumadas a ouvir música remixada como se fosse ou inteiramente experimental, ou apenas feita para a pista de dança.
O meu disco é acessível o suficiente para que pessoas que não são interessadas em música feita a partir de colagens ou outro padrão de música eletrônica possam simplesmente curtir. Mas, ao mesmo tempo, [o disco] ainda é estranho e chama atenção por ter a quantidade de samples que tem. De qualquer forma, eu gosto de pensar que as pessoas estão interessadas mais na música do que no aspecto conceitual.

FOLHA - O que você acha dos direitos autorais atualmente?
GILLS
- Acho que podemos usar as leis de direito autoral para beneficiar a todos. A cultura do remix está ajudando a música como um todo, mostrando novos artistas para pessoas que nunca os ouviriam de outra forma e deixando-as mais animadas com a música.
Muitos usam programas de edição visual, como o Photoshop, para manipular e reciclar a cultura todo dia, apenas como um hobby. Acredito que isso esteja acontecendo com a música também, com um monte de moleques fazendo seus próprios remixes e os espalhando pelo mundo. À medida em que nós nos movemos nesta direção, acho que as leis devem assumir uma postura que ajude o desenvolvimento artístico tanto quanto proteja a música desses artistas, sob o ponto de vista financeiro.

FOLHA - Você certamente conhece o trabalho de outros famosos editores de som, como Double Dee & Steinski, a dupla KLF, John Oswald e Dangermouse. Você acha que pertence a uma nova tradição?
GILLS
- O ato de samplear está por aí desde que havia tecnologia para fazer isso, e você pode voltar isso para as primeiríssimas colagens em fita. À medida em que a tecnologia tornou-se mais acessível -com os samplers e softwares de edição de som-, samplear se tornou uma ferramenta mais usada. Eu gostaria de me encaixar entre os artistas que você citou, mas samplear vai muito além do underground. É uma ferramenta padrão para fazer música pop atualmente.
Eu não acho que meu trabalho seja parte de uma nova tradição, apenas que estou usando um instrumento relativamente novo que muitos produtores usam hoje.


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