São Paulo, quinta, 29 de janeiro de 1998

Texto Anterior | Índice

Saiba quem foi Molière

da Redação

Filho de um bem-sucedido tapeceiro parisiense, o autor de "O Avarento", Jean-Baptiste Poquelin, o Molière, largou tudo aos 21 anos para se dedicar ao teatro.
Nascido em 1622, fundou com sua amante, a atriz Madeleine Béjart, a companhia Ilustre-Théâtre. Sem poder competir com os grupos teatrais parisienses Hôtel Bourgogne e Marais, a trupe decide se apresentar pelo país. Quando retorna à cidade, consegue a proteção do irmão do rei Luis 14 e um teatro fixo para exibir suas peças.
A partir daí, Molière produz comédias mordazes, que ridicularizam sua época e, em especial, o ser humano, como "O Burguês Fidalgo". Por suas sátiras, conquista diversos inimigos e tem peças censuradas, entre elas "O Tartufo".
Em 1673, escreve "O Doente Imaginário", em que faz críticas ferozes aos médicos. Na quarta noite de apresentação da peça, passa mal e morre horas depois.
Segundo o crítico de teatro Sábato Magaldi, "talvez a circunstância de sua morte tenha contribuído para que o nome Molière signifique até hoje a própria encarnação do teatro". (ES)



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.