São Paulo, sexta, 29 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra traz aranha assada e grilo torrado

MARILENE FELINTO
da Equipe de Articulistas

A entomofagia (costume de comer insetos) vira página de culinária e pretende derrubar a idéia de que insetos são apenas sujos, nocivos à saúde e causadores de pragas prejudiciais às plantações.
Acaba de ser lançado nos Estados Unidos "The Eat-A-Bug Cookbook" (Livro de Receitas Coma Um Inseto), de David George Gordon. O livro oferece um cardápio de pratos à base de insetos, mais apropriados para virar estômagos do que para dar água na boca.
Da lista constam excentricidades como "escalopini de escorpião" , "aranha assada", "grilos torrados", "tempura de minhoca" e "baratas à la rei". Com direito a "side orders" (acompanhamentos) como "salada de abelhas" e mesmo "piz-zz-zz-za" de cigarras, com zumbido e tudo.
O autor David Gordon faz de tudo para convencer o leitor de que comer insetos é não só um bom negócio como uma delícia.
O livro traz fotos coloridas dos pratos, um pequeno histórico sobre entomofagia, tabela de valor nutritivo dos insetos, além de nomes e endereços de fornecedores dos bichos vivos ou mortos.
Gordon argumenta que, se os humanos são capazes de comer caranguejo, lagosta, rã ou ostra, não há motivo para não comerem lagartas e formigas.
Quanto aos benefícios que os insetos podem trazer para a saúde, o livro de receitas se esmera em enumerar. Em cem gramas de gafanhotos, por exemplo, há quase tanta proteína quanto em um bife de carne de vaca, com a vantagem de haver três vezes menos gordura, quatro vezes mais cálcio e duas vezes mais ferro.
² Vantagens
O autor vê também na entomofagia uma vantagem ecológica.
Diz que comer insetos é bom para o planeta. "Criar vacas, porcos e carneiros é um tremendo desperdício dos recursos do planeta, mas criar insetos é bastante benigno."
Gordon é firme em declarar que muitas de nossas pragas de jardim são comestíveis. Ele acha que se os bichinhos -percevejos, larvas, baratas, grilos, aranhas etc.- fossem servidos, em escala global, no almoço e no jantar, acabava o uso de pesticidas e inseticidas poluidores. Haja apetite.
²
Onde encomendar: www.amazon.com (US$ 10,95 mais taxa de frete)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.