São Paulo, terça-feira, 29 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

UMA JANELA PARA O AMOR
Bandeirantes, 13h.     (A Room with a View). Inglaterra, 1985, 110 min. Direção: James Ivory. Com Helena Boham-Carter, Maggie Smith, Denholm Elliott, Julian Sands. Ao visitar a Itália, em companhia da tia (Smith), garota presencia um assassinato. A outra testemunha é um rapaz (Sands). A cena os unirá. À maneira de Ivory: sólido, empenhado, sério. Mas também com um característico toque acadêmico.

ESPIÕES
SBT, 14h15.   (Spies). EUA, 1992, 88 min. Direção: Kevin Connor. Com David Dukes, Shiloh Strong. Garoto norte-americano cheio de convicções patrióticas e dois amiguinhos alemães descobrem covil de neonazistas que pretendem matar o presidente dos EUA. Em resumo, não quer dizer nada.

O GRANDE DRAGÃO BRANCO
Globo, 15h50.   (Bloodsport). EUA, 1987, 92 min. Direção: Newt Arnold. Com Jean-Claude Van Damme, Donald Gibb, Leah Ayres. Mestre em artes marciais (Van Damme) participa de violento torneio de lutas e, ao mesmo tempo, investiga o desaparecimento de um amigo.

SKINHEADS: VENCER OU MORRER
Bandeirantes, 21h55.   (The War Against the Skinheads). EUA, 1992, 86 min. Direção: Larry Ludman. Com Ron Williams. Na falta de vilão melhor, agora são os skinheads que atormentam a vida de imigrantes em Miami.

O PROCESSO
CNT/Gazeta, 23h45.   (The Trial) EUA, 1993, 120 min. Direção: David Jones. Com Kyle MacLachlan, Anthony Hopkins. Certa manhã, Joseph K. (MacLahlan) é preso. Por um crime que não cometeu, provavelmente. Mas nem sabe que crime é esse. O romance de Kafka é central na literatura do século 20. Orson Welles adaptou-o e não chegou a resultados admiráveis. Isso já diz o suficiente sobre a adaptação de David Jones.

INTERCINE
Globo, 0h35. Para terça, pode-se optar entre "Alvo Duplo" (Hong Kong, 1986, de John Woo, com Chow Yun-Fat, Leslie Cheung) e "O Que Fizeram dos Nossos Filhos" (1992, de Vern Gillum, com Karl Malden, Julie Harris).

ESPELHO DE CRISTAL
Globo, 2h20.   (Mistress). EUA, 1987, 96 min. Direção: Michael Tuchner. Com Victoria Principal, Don Murray, Joanna Kerns. Após ser tapeada durante nove anos por um homem casado e rico, Principal é forçada a tomar uma atitude: o homem morre e ela precisa retomar suas atividades profissionais.

O AMOR DE EMMANUELLE
Bandeirantes, 2h25.   (Emmanuelle's Love). França, 1993, 90 min. Direção: Francis Leroi. Com Sylvia Kristel. Um dos filmes da vasta série realizada nos anos 90, que tenta dar novo fôlego à personagem. Aqui, Emmanuelle faz um trabalho para uma amiga: trata de seduzir o homem por quem ela está apaixonada.

MORTE PROGRAMADA - DESAFIANDO A ÚLTIMA FRONTEIRA
Globo, 3h55.   (Breakthrough). Canadá/ Inglaterra, 1993, 95 min. Direção: Piers Haggard. Com Donald Sutherland, Mimi Kuzyk. Kuzyk é uma agente da CIA que procura desvendar as experiências misteriosas do cientista Sutherland.

TV PAGA
A saga das pessoas honestas

da Redação

"Os Intocáveis" (Telecine 2, 12h45) é um desses filmes em que Brian De Palma entra mais com o artesanato do que com a autoria. A história dos federais incorruptíveis que combateram a Máfia certamente não é sua praia.
Mas, não o sendo, que bela aventura é capaz de criar a partir da simples oposição entre pessoas honestas e modestas (representadas em especial por Sean Connery), porém que colocam os assuntos públicos acima de suas ambições privadas, e os demais, que se deixam levar.
Pois, mais que Al Capone, De Palma deposita o mal nas pessoas que se disfarçam (como policiais, por exemplo) para melhor corroer a existência coletiva. Vício corrente; virtude bissexta. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: O infinito não é aconchegante
Próximo Texto: José Simão: Covascilante cobra pedágio de carro alegórico!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.