São Paulo, terça-feira, 29 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto de arquitetura revê construção do Brasil

Lula Marques/Folha Imagem - set.99
Palácio do Itamaraty, com Congresso ao fundo, em Brasília, cidade que terá um módulo no projeto 'Brasil - 500 Anos de Arquitetura', que começa em novembro



"Brasil - 500 Anos de Arquitetura" vai discutir produção do país em exposição, vídeo, CD-ROM, livros, palestras e Internet


CELSO FIORAVANTE
da Reportagem Local

Um grande projeto multimídia vai mostrar, a partir de novembro, como o Brasil foi construído ao longo de sua história.
Trata-se do evento "Brasil - 500 Anos de Arquitetura", projeto da Universidade Federal de Pernambuco que será inaugurado em Recife na primeira semana de novembro, simultaneamente a um congresso internacional de arquitetura que discutirá a produção arquitetônica nos países de línguas portuguesa e espanhola.
Não se trata apenas de uma mostra de arquitetura, mas de um projeto que resultará ainda em dois livros bilíngues (português-inglês), um vídeo, um CD-ROM, um website, palestras e debates. O projeto já tem um site, ainda precário, em funcionamento (http:// arq500.cesar.org), por meio do qual é possível fazer contato com a organização do evento.
O projeto está dividido em nove módulos temáticos, dedicados a tipologias arquitetônicas específicas ou períodos históricos. São eles: "Indígena", "Popular", "Colonial", "Moderna", "Brasília", "Anos 60 e 70", "Anos 80", "Anos 90" e "Desenhando o Futuro".
"O evento tem uma proposta de transcender a questão dos 500 anos. Ele parte da arquitetura indígena, que é anterior ao Descobrimento, e chega até o módulo "Desenhando o Futuro", em que será pensado como as cidades estão se organizando para o futuro, como os arquitetos estão pensando o país, cuja riqueza está justamente em entender e interpretar as diversidades e complexidades regionais", disse Roberto Montezuma, coordenador do projeto.
Depois de Recife, o projeto "Brasil - 500 Anos de Arquitetura" partirá para uma itinerância nacional e internacional. No Brasil, em 2001, vai atingir 12 capitais. Em 2002, vai ao exterior, com primeira etapa em Paris, na sede da Unesco. Depois segue para Alemanha, Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda, Itália, Suíça, Líbano, Israel, Japão e EUA.
A parte nacional do evento tem um orçamento de R$ 2,5 milhões. "A itinerância internacional deverá ganhar apoio das embaixadas, já que o projeto tem o aval do Ministério das Relações Exteriores", disse Montezuma.
Segundo ele, cerca de 60 pessoas (em sua maioria pesquisadores de diversas universidades) estão envolvidas diretamente no projeto, que contemplará ainda design, paisagismo e urbanismo. "Cada pesquisador deve incluir tudo o que se relata à arquitetura da época ou ao tema abordado", disse.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Módulos tratam das moradias indígenas ao século 21
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.