UOL


São Paulo, sábado, 29 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Quebrando o gelo

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

É coisa discreta, mas o livro brasileiro, que por tantos anos ficou com preços congelados, vem saindo gradualmente de dentro do iceberg.
Dona do maior banco de dados de preços de livros do Brasil, a Superpedido chegou a um número nada desprezível. Em levantamento recente, a empresa detectou que 50 mil títulos já tiveram aumentos só neste ano.
Gerson Ramos, diretor da companhia, que fornece as cotações de 228 mil livros para cem livrarias, afirma que os aumentos têm sido de 10 a 20%.
"As editoras simplesmente mandam suas tabelas e dizem: os novos preços são estes", diz Pedro Herz, da livraria Cultura.
Do outro lado do balcão, os editores dizem que o vilão dessa história é o preço do papel, que sobe de acordo com o dólar. "Praticamente dobrou de preço", calcula Paulo Rocco, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros. "A margem de lucro caiu bastante para todos os editores nos últimos anos", diz o editor.

AS HORAS
A L&PM comprou os direitos de "Flush", livro de Virginia Woolf inédito no Brasil, que deve sair ainda este semestre. Não é a única nova da inglesa. "Mrs. Dalloway", tradução de Mário Quintana, ganhou, por fim, reimpressão da Nova Fronteira.

SADE
O novo romance de Rubem Fonseca, que será lançado em 15 dias, inaugura uma série da Companhia das Letras de livros que flertam com o erotismo. Coleção "Safada" é como o pacote, sem nome, está sendo chamado na editora.

NUNCA TE VI, SEMPRE...
Autor de centenas de poemas, o norte-americano Al Vincent nunca encontrara uma editora para sua obra. Até que, pela internet, topou com a professora brasileira Amaline Mussi, que adorou seus versos. Aos 69 anos, Vincent estréia agora, com o lançamento em inglês de "A World of Poetry", da editora da Universidade do Sul de Santa Catarina.

elek@folhasp.com.br


 AMANHÃ Ator e diretor, Vinícius Piedade estréia na literatura com "Trabalhadores de Domingo", lançado no Espaço L+T (tel. 3675-8587)0 TERÇA A astrofísica francesa Sylvie Vauclair lança "Sinfonia das Estrelas - A Humanidade Diante do Cosmos" (ed. Globo) no Café Filosófico da livraria Cultura (tel. 3024-3599)0 QUINTA O escritor Sérgio Sant'Anna fala sobre o conto no Rodas de Leitura do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio (tel. 3808-2020, RJ)


Texto Anterior: "Ser feliz": Autor canadense satiriza a auto-ajuda e a filosofia da consolação
Próximo Texto: Fora da estante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.