São Paulo, sábado, 29 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
ONG reúne em São Paulo ex-internos da Febem, índios da tribo guarani e mendigos em espetáculo baseado em poema do escritor
Excluídos encenam operário de Vinicius

Lenise Pinheiro/Folha Imagem
Cena do ensaio de "Mil Operários em Construção", projeto de ONG que pretende reunir 500 mil pessoas na segunda, Dia do Trabalho


VALMIR SANTOS
da Reportagem Local

"O Operário em Construção", poemas em que Vinicius de Moraes (1913-1980) mostra-se diretamente sensibilizado pela questão social, transformou-se em espécie de bíblia para a organização não-governamental Centro Alternativo de Artes e Cidadania, com sede no bairro do Belenzinho, na zona leste de São Paulo.
Os versos foram entoados pela primeira vez no ano passado, na apresentação do espetáculo "Mil Operários em Construção", uma livre adaptação do diretor pernambucano Ivan Antonio, 35, radicado há dez anos na cidade.
De hoje a segunda-feira, Dia do Trabalho, Antonio vai apresentar a montagem na sede da ONG, o Espaço Cultural Canta Brasil (onde funcionava uma tecelagem), desdobrando a indignação do operário de Vinicius em críticas aos festejos oficiais dos 500 anos e ao desemprego.
Nas sessões de hoje e amanhã, o espetáculo será interpretado por cerca de 300 integrantes da comunidade (não só da zona leste), que formam um grande coro. Todos frequentam no espaço cursos gratuitos de canto, dança e teatro.
Para o feriado de segunda, o diretor pretende reunir 500 pessoas na montagem, incluindo 12 internos da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), unidade do Tatuapé; 36 índios da tribo guarani de Parelheiros, zona sul da cidade; 30 empresários (e seus filhos) que frequentam curso ministrado por Antonio numa escola da região da avenida Paulista; e três corais (com cerca de 70 integrantes cada um) de São Bernardo do Campo.
Após as sessões, haverá shows com ex-integrante do RPM Fernando Deluqui (hoje) e com o grupo Raices de América (segunda-feira).



Peça: Mil Operários em Construção
Quando: hoje, às 20h; amanhã, às 18h; seg., às 20h
Onde: Espaço Cultural Canta Brasil (r. Padre Adelino, 296, Belenzinho, (próximo ao metrô), tel. 0/xx/6096-0338)
Quanto: R$ 10


Texto Anterior: Walter Salles: Os auto-retratos de Sebastião Salgado
Próximo Texto: "Encurto o caminho do teatro"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.