São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Ibope da TV paga cai 11,5% no horário nobre

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A audiência média do conjunto dos canais pagos caiu 11,5% no horário nobre (das 19h à 1h) em março em relação a fevereiro. Foi a maior queda registrada desde março do ano passado, quando o Ibope começou a divulgar a medição de audiência da TV paga. Foi superior inclusive à queda registrada em junho do ano passado, quando o setor foi afetado pelo racionamento de energia elétrica.
Segundo a medição do Ibope, o conjunto dos canais pagos teve em março média de 667.568 telespectadores por dia no horário nobre. Em fevereiro, a audiência foi de 754.245. Em junho de 2001, quando a queda foi de 10%, a média foi de 697.043.
De acordo com a Globosat, programadora de canais pagos das Organizações Globo, a saída de três canais da TVA (Fox Kids, MGM e Hallmark) e o crescimento da audiência da TV Globo, impulsionada por "Big Brother Brasil", podem ter influenciado na queda do ibope da TV paga.
Em março, a audiência média da TV Globo entre 18h e 24h foi de 33 pontos, contra 31 em fevereiro.
No ranking do horário nobre dos canais pagos, os cinco primeiros colocados são Cartoon, Multishow (que exibiu "BBB"), TNT, Fox Kids e Fox. No geral, das 6h às 6h, em que a queda foi de 6%, os líderes são Cartoon, Nickelodeon (que era sexto e cresceu com a saída do Fox Kids da TVA), Multishow, TNT e Fox Kids (que estava em segundo).

OUTRO CANAL

Voltagem 1 Foram muito tensos os bastidores do "reality show" "Fama", que estreou sábado na Globo com 28 pontos (dados preliminares), audiência pouco superior à média do horário. O primeiro atropelo foi ter programado a estréia para o mesmo horário de uma semifinal do Torneio Rio-São Paulo. O que foi ao ar, em pouco mais de 20 minutos, não passou de um "compacto".
Voltagem 2 O segundo erro foi ter escalado o cantor Tony Garrido como apresentador. Ele foi mal nos pilotos (programas-teste). A Globo resolveu, então, na véspera, convocar Angélica. A direção do programa também recebeu reforço de outros profissionais. Na sexta, chegou a correr o boato de que a estréia seria adiada.
Voltagem 3 Também não foram tranquilos os bastidores antes da estréia, sábado à noite, de "Popstars", do SBT. Diretores da emissora não aprovaram o locutor, tentaram encontrar outro e não acharam. Acabaram se contentando com mudanças no estilo de locução. O programa deu média de 14 pontos, contra 36 da Globo.
Flop Foi quase nula no resultado final a estréia do também insípido "reality show" "Amor a Bordo" no "Caldeirão do Huck". Segundo dados preliminares, que podem mudar, o "Caldeirão" perdeu para o "Programa Raul Gil" (Record) por 14 pontos a 16. A média do quadro foi de 16 pontos, com picos de 22.

E-mail -
daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Monica Bergamo: Prancheta vermelha
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.