São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Gianne Carvalho/TV Globo
SANGUE E BOLA Atores gravam o "Linha Direta - Justiça" de hoje, em que o ex-técnico Zagallo chora ao falar da conquista da Copa de 58 e da morte da estudante Aída Curi, tema do programa

Canal pede verba pública a filme erótico

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O canal pago Playboy TV, da programadora argentina Claxon, vai pedir à Ancine (Agência Nacional do Cinema) o uso de recursos públicos para produzir no Brasil um produto erótico, que pode ser um filme ou programa.
O Playboy TV já está habilitado pela Ancine para usar recursos da Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica). Pela legislação, o canal tem direito de usar na produção audiovisual nacional os 3% que paga de Condecine pelas remessas de receitas ao exterior.
Segundo Ignacio Uranga, vice-presidente de marketing e novos negócios de canais adultos da Claxon, a programadora está atualmente analisando os projetos que foram apresentados por produtoras. Deve protocolar o escolhido na Ancine em quatro meses.
O pedido do Playboy TV vai causar uma saia justa na Ancine e, provavelmente, muita polêmica.
É que a medida provisória que criou a Ancine, em 2001, diz que os recursos do Condecine só podem ser usados em programas "de caráter educativo e cultural". A produção do Playboy não será exatamente educativa ou cultural. A decisão caberá a um conselho da Ancine, que já sinaliza que deverá reprovar o projeto do canal.
"Para a gente, a Ancine nunca disse que não podemos apresentar projeto erótico. Até que falem o contrário, a gente vai apresentar um projeto erótico, de alta qualidade, feito no Brasil", diz Uranga.

OUTRO CANAL

Alívio 1
A Globo está conseguindo resolver um problema que vinha tirando o sono de seus principais executivos. Diretor da Central Globo de Qualidade e referência de criação na emissora, Mario Lucio Vaz, que ameaçava deixar a rede neste ano, está renegociando um novo contrato, de cinco anos de duração.

Alívio 2
Na Globo, já se falava em um grupo de cinco diretores, entre eles Jayme Monjardim, para assumir as funções de Vaz.

Primavera
Já a decisão sobre o futuro de Octavio Florisbal, superintendente comercial e diretor-geral interino, e de Marluce Dias da Silva (diretora-geral licenciada para tratamento médico) só sairá em setembro, quando a Globo prevê fechar acordo com credores da Globopar. Florisbal deve ser efetivado como diretor-geral. Marluce deverá ter um novo cargo.

Borderô
Ex-apresentadora do "Jornal da Band" e atualmente na Globo, Janine Borba não resistiu ao assédio da Record. Em julho, assume na emissora como apresentadora do matinal "Fala Brasil".

Areia
Foram adiadas as gravações da participação de Maria Bethânia na novela "Celebridade", que seriam em São Paulo no último domingo. A cantora exigiu ser acompanhada por orquestra sinfônica. Negocia agora gravar no Canecão, no Rio.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Periquita da Globo não sabe brigar!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.