São Paulo, Quinta-feira, 29 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JAZZ
Cerca de 400 eventos nos EUA, entre shows e palestras, homenageiam o músico; comemorações vão até o ano 2000
Cem anos de Ellington são celebrados hoje

GUGA STROETER
especial para a Folha

Hoje Duke Ellington completaria 100 anos de idade, e eventos comemorativos estão se realizando em diversas partes do mundo. A instituição que centraliza e realiza a celebração nos EUA é o Jazz at Lincoln Center, sediada em New York, dirigida pelo trompetista Wynton Marsalis e pelo catedrático em história do jazz Rob Gibson.
A comemoração envolve aproximadamente 400 eventos, entre concertos de jazz, apresentações de sinfônicas, grupos de câmara, palestras, workshops e projeção de filmes.
Esta noite na sala de concertos Avery Fisher Hall acontecem as semifinais do concurso Essentially Ellington High School Jazz Band Competition & Festival. Como parte do programa educacional da instituição, cerca de 8.000 arranjos originais transcritos de Ellington foram distribuídos gratuitamente para mais de 1.300 bandas de jazz de escolas secundárias de todos os EUA.
Cada orquestra gravou uma fita, e 20 delas foram selecionadas para as finais. As bandas participaram de workshops em suas escolas conduzidos por músicos da equipe do Jazz at Lincoln Center, enquanto os professores e maestros receberam orientação direta em encontros com Wynton Marsalis. A finalíssima ocorrerá sábado.
A programação tem como destaques o concerto da New York Philarmonic, "Uptown Blues", conduzida pelo maestro Kurt Masur, e a estréia da coreografia "New Syncopated Movements", com a participação do New York City Ballet. Bobby Short homenageia a parceria de Ellington e Strayhorn num show/palestra; Hank Jones, Ellis Marsalis e Tommy Flanagan realizam concertos de piano solo dentro do repertório de Duke.
As comemorações encerram-se em 19 maio de 2000 com o baile "For Dancers Only", no Roseland Ballroom, ao som de Wynton Marsalis e Lincoln Center Jazz Orchestra.
Os interessados podem se preparar frequentando as aulas de dança oferecidas pelo Jazz at Lincoln Center. Mais informações sobre as comemorações estão no site www.jazzatlincolncenter.org.


Texto Anterior: Estudos históricos: Hucitec e USP lançam três obras hoje
Próximo Texto: Tornou-se indecifrável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.