São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ
Sai no Brasil novo livro de Alan Moore e Campbell que conta a saga do famoso assassino britânico de prostitutas
"Do Inferno" disseca Jack, o Estripador

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Já com uma forte tradição de publicar o fino das histórias em quadrinhos (HQs) mundiais no Brasil, a editora Via Lettera acaba de lançar "Do Inferno", recente trabalho em preto-e-branco do conceituado roteirista e escritor britânico Alan Moore.
Moore é uma figura que dispensa maiores apresentações, mas não custa lembrar que são de sua autoria algumas das melhores HQs das últimas décadas, como "V de Vingança", a premiada série "Watchmen", ícone do universo dos quadrinhos, e "A Piada Mortal", na qual encarregou-se de chutar o marasmo que rondava as histórias do Batman ao contar a origem do Coringa, arquiinimigo do homem-morcego.
Curiosamente, todas essas obras ganharam relançamentos recentes, a primeira reeditada em preto-e-branco, pela própria Via Lettera, e as demais em versões luxuosas pela editora Abril.
Em "Do Inferno", seu mais novo trabalho lançado no país, Moore mostra que não perdeu a maestria, trazendo sua detalhada e espantosa versão repleta de sordidez, loucura, paixão, religião e outras nuances para reconstituir o universo dos crimes cometidos por Jack, o Estripador, um "serial killer" que aterrorizou Whitechapel, no Reino Unido, no distante ano de 1888.

Clima "noir"
Fruto de uma vasta pesquisa, o livro foi concebido com a colaboração de Eddie Campbell, ilustrador inglês responsável pela reconstituição bastante minuciosa de todo o clima rústico que vigorava à época, o que conferiu à obra um forte clima "noir". A ausência de cor ajuda a realçar ao máximo esse clima lúgubre.
No final do volume há um apêndice sobre os capítulos que traz aos leitores algumas referências históricas e bibliográficas. No apêndice, Moore dá detalhes mais consistentes dos acontecimentos daquele período e cita algumas obras utilizadas como auxílio na concepção desta obra sombria.
Neste primeiro volume estão reunidos os cinco primeiros capítulos desta que é uma maxissérie em 16 partes, com a qual o autor venceu o principal prêmio concedido às histórias em quadrinhos, o Eisner Awards -assim chamado em homenagem a Will Eisner, criador do Spirit-, em 1995.
A obra é forte candidata a vencer o prêmio novamente este ano, desta vez na categoria melhor álbum gráfico republicado, pois foi relançado em um único volume, com cerca de 600 páginas.
A história de Jack, o Estripador já é mítica e serviu de referência para inúmeras adaptações cinematográficas, além de ser influência até hoje para outra penca de produções cafonas sobre assassinos em série.
(JEAN CANUTO)

Livro: Do Inferno (From Hell)
Autores: Alan Moore (roteirista) e Eddie Campbell (ilustrador)
Tradução: Jotapê Martins
Lançamento: editora Via Lettera
Quanto: R$ 33 (192 págs.)


Texto Anterior: Televisão - Telmo Martino: Miguel Falabella só ama a si mesmo
Próximo Texto: Panorâmica: Avião do escritor abatido em 1944 é descoberto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.