São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

Em protesto contra FHC, Chico Buarque proíbe obras suas na Expo, em Hannover

O cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda vetou o uso de obras vinculadas a sua produção artística na Expo 2000, a Exposição Universal de Hannover, que começa quinta.
Segundo sua assessoria de imprensa, Buarque não quer ver seu nome e sua obra ligados em nenhum nível ao governo Fernando Henrique Cardoso, cujas ações não contam com o seu apoio. A mesma posição já o levara a não participar da festa dos 500 anos em Brasília, em abril.
FHC é convidado de honra na abertura da feira; seu filho, Paulo Henrique, coordena a produção do pavilhão do Brasil, cujo custo, R$ 13,7 milhões, foi criticado. A ala foi projetada pela cenógrafa e diretora Bia Lessa, que explorou aspectos da cultura ou da economia brasileira nas salas.
O compositor negou autorização para o uso de sua música "O Que Será?" no filme "Pessoas do Brasil", produzido por Tadeu Jungle e Carlos Rennó, que seria exibido em instalação de Lessa.
Outra obra que não poderá ser apresentada é o filme "As Cidades", dirigido por José Henrique Fonseca, que estaria também programado para a instalação.
O filme é uma co-produção da Conspiração Filmes e do canal Multishow e apresenta um show ao vivo de Buarque, entrecortado por entrevistas com o artista e outras personalidades, como o arquiteto Oscar Niemeyer.
Chico Buarque não quis dar entrevista ontem. Segundo sua assessoria, ele não tem nada contra a feira e sim contra as atitudes do governo brasileiro.
O episódio, ainda segundo a assessoria, não deve ser visto como veto, pois Lessa teria pedido a autorização para o uso das obras há um mês e ele teria dito não, alegando motivação política. Ainda assim, Lessa, Jungle e Rennó teriam seguido o trabalho e voltado a pedir autorização, que foi novamente negada. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.