São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A Trilha do Bravo
SBT, 14h.

(Ernest Goest to Heaven). EUA, 1987, 92 min. Direção: John R. Cherry 3º. Com Jim Varney, Victoria Racimo, John Vernon. Ernest (Varney) é um monitor de acampamento de férias que o acaso encarrega de dirigir um grupo de delinquentes de um programa de reabilitação para jovens infratores. O personagem é simpático; mas a comédia, casca-grossa.

Dirty Dancing - Ritmo Quente
Globo, 15h35.

(Dirty Dancing). EUA, 1987, 96 min. Direção: Emile Ardolino. Com Patrick Swayze, Jennifer Grey. Garota tem de enfrentar os pais, quando se apaixona por professor de dança do hotel onde estão hospedados. O problema é que a dança que o rapaz ensina é bem mais ardente do que os pais apreciariam.

Os Implacáveis
Bandeirantes, 22h.

(The Getaway). EUA, 1972, 122 min. Direção: Sam Peckinpah. Com Steve McQueen, Ali MacGraw, Ben Johnson. McQueen é o ladrão de bancos que coloca a mulher (MacGraw) na jogada e passa por muitos perigos depois que mata tira corrupto com que é forçado a se envolver. Aventura de primeira.

Jantar de Despedida
Bandeirantes,1h30.

(Au Petit Marguery). França, 1995, 90 min. Direção: Laurent Bénégui. Com Stéphane Audran, Michel Aumont. A última noite de atividade do restaurante parisiense Au Petit Marguery, após 30 anos de funcionamento. Os amigos dos donos vêm em penca para o banquete. E, como se sabe, essas coisas, na França, são muito sérias.

Intercine
Globo, 1h50.

Na quarta, vai ao ar o escolhido entre um filme de guerra, "Midway" (1976, de Jack Smight, com Charlton Heston, Henry Fonda, James Coburn), e uma comédia, "A Tempestade" (1982, de Paul Mazursky, John Cassavetes, Gena Rowlands, Susan Sarandon).

Pela Primeira Vez
SBT, 2h.

(Til I Kissed Ya). EUA, 1991. Direção: Michael Zinberg. Com Corin Nemea, Cheryl Pollak. Nos anos 60, adolescente judeu namora secretamente garota católica. Até que os pais descobrem o fato e dão o contra. Um "Paixão de Primavera" da primeira adolescência? Filme para TV. Conta a favor o fato de Zinberg (presumivelmente judeu) ter escrito a história original.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

'M.A.S.H.' leva anarquia à guerra

Há várias formas de combater a guerra. Robert Altman optou por instaurar a plena anarquia no front de "M.A.S.H." (Telecine Happy, 23h25).
Estamos na Coréia, onde dois cirurgiões (Donald Sutherland e Elliott Gould) encaram, entre outros, a seriedade de uma enfermeira durona (Sally Kellerman). O que está em jogo é a sanidade mental contra a insânia belicista.
É claro, Altman pensava no Vietnã, guerra impopular que em 1970 corroía os EUA. Mas, se o filme preserva o frescor, é em parte porque a questão não se limita a um momento. E, talvez mais importante, porque impõe o humor contra os rostos fechados do militarismo. E, por fim, porque faz triunfar o humor onde ele não é suposto estar. (INÁCIO ARAUJO)

MAKING OF

Especial do People+Arts revela a África e os bastidores de "O Céu que nos Protege"

Considerado um dos mais belos filmes de Bernardo Bertolucci, "O Céu que Nos Protege" reúne Debra Winger e John Malkovich como o casal que viaja pela África em busca de um novo sentido para a sua relação.
A produção, de 1990, teve seus bastidores registrados por Gabriella Cristiani (editora de "O Céu" e de "O Último Imperador", pelo qual levou um Oscar).
O resultado é o documentário "A Rosa do Deserto", que o canal Film & Arts exibe às 21h, durante o programa "Perfil".
No especial, entrevistas com Winger, Malkovich e Bertolucci, além de detalhes sobre locações e a realização da obra.

COPA DO MUNDO

History Channel relembra derrota do Brasil em 1998
O resultado do mundial de futebol realizado na França, em 1998, decepcionou os torcedores do Brasil. A chance de conquistar o pentacampeonato foi derrubada com uma exibição fraca diante do time da casa, em uma derrota por 3 x 0 comandada por Zinedine Zidane (que até a final não havia marcado gol durante a competição). O programa "A História das Copas do Mundo: França, 1998" (History Channel, 22h) mostra como foi o mundial, que reuniu até então o maior número de seleções (32).

VIDA MODERNA

"Você Pode Viver sem ...?" mostra o cotidiano sem "luxo"
Como uma pessoa viveria sem a utensílios domésticos ou pessoas que a ajudam nas tarefas cotidianas? O que é necessidade e o que é hábito? Estas são as perguntas propostas por "Você Pode Viver sem ...?" (GNT, 20h), que acompanha alguns dias na vida de pessoas privadas das facilidades do dia-a-dia. O episódio de hoje, "Sua Mulher", mostra como homens acomodados, acostumados a depender das companheiras, se viram sem elas por perto.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Trabalho no Brasil só se for de macumba!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.