UOL


São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comicidade de Eduardo Silva se alia ao grupo

DA REPORTAGEM LOCAL

Há um número musical em "As Nuvens e/ou um DeU$ Chamado Dinheiro" que deve entrar para a antologia das cenas impagáveis dos Parlapatões.
Eduardo Silva, como Carriére, o empregado fiel de Crédulo, contracena com Hugo Possolo, caracterizado como Benedita, mulher de Carriére. Ambos cantam e dançam "Boneca de Piche", vassoura pra lá, vassoura pra cá, um clássico do compositor Ary Barroso (1903-64).
O primeiro projeto que une Silva aos Parlapatões aponta também para um casamento de escolas de comédias que marcaram os palcos de São Paulo nas duas últimas décadas.
No teatro, Eduardo Silva, 39 anos, 25 de carreira, é nome associado principalmente ao grupo Ornitorrinco ("Ubu - Folias Physicas, Pataphysicas e Musicaes", de 1996, por exemplo), dirigido por Cacá Rosset. Mas trabalhou também com Vladimir Capella, Gabriel Villela, Luiz Antônio Martinez Corrêa, João Albano e Noemi Marinho.
"Como o Ornitorrinco, os Parlapatões já têm uma cara. O ator convidado tem que se encaixar a ela. Eu gosto muito de criar tipos, é uma marca nas comédias que faço. Em "As Nuvens", parece que estou trabalhando com o grupo há anos", diz Silva.
Ele credita essa simbiose ao espírito de interação dos Parlapatões, que não acontece apenas em relação à participação do público, mas no improviso dos intérpretes em cena. A ponto de o tempo de duração variar conforme a intensidade do riso da platéia, de acordo com estimativa feita por Hugo Possolo.

Estilos de interpretação
Apesar da veia cômica, Silva gosta de explorar outros registros de interpretação. (Quem o viu em meados dos anos 90 atuando em "Quando as Máquinas Param", drama de Plínio Marcos, pode ter uma idéia.) Suas participações na televisão, em programas como "Castelo Rá-Tim-Bum" (TV Cultura) ou novelas como "Éramos Seis" e "Jamais te Esquecerei" (ambas no SBT), também refletem as variações.
No cinema, soma participação em seis longas. No sétimo, "Garrincha, Estrela Solitária" -previsto para estrear este ano-, interpreta um dos amigos do jogador. Atualmente, Silva aparece com o cabelo loiro em "Jamais te Esquecerei", remake da novela mexicana que está sendo exibido pelo SBT. (VS)


Texto Anterior: Teatro: Parlapatões debocham de si mesmos e do "vil metal"
Próximo Texto: "Medéia" conduz Teatro do Pequeno Gesto à estréia em tragédia grega
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.