UOL


São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA

Aos 15 anos, companhia goiana expõe visão de artistas sobre seu trabalho

Caixas pretas devassam Quasar

KATIA CALSAVARA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A mais famosa companhia de dança de Goiânia e uma das mais representativas do cenário das sapatilhas contemporâneas brasileiras, a Quasar, completa 15 anos de atividade neste ano. Quase como presentes, 15 caixas pretas de acrílico vão circular pelo Brasil em turnê com o grupo e ficarão expostas no hall dos teatros em que for apresentado o espetáculo "Empresta-me Teus Olhos" (2002), de Henrique Rodovalho.
Além das caixas, uma videoinstalação composta por nove aparelhos de TV mostra depoimentos de pesquisadores, bailarinos e ex-profissionais da companhia.
Trata-se de uma exposição de arte itinerante, batizada como "Quasar Locomove", em que 15 artistas goianienses apresentam suas "leituras" sobre o trabalho do grupo. São artistas plásticos, entre pintores, desenhistas e designers, além de fotógrafos e poetas que acompanharam a trajetória da companhia. "As caixas pretas remetem ao palco italiano, utilizado em teatro e dança, e à fotografia. É um espaço vazio em que as coisas acontecem", diz Shell Jr., um dos coordenadores do projeto e cenógrafo da Quasar.
Entre alguns dos convidados, estão os artistas plásticos Divino Sobral, Enauro de Castro e Marcelo Solá; o poeta e publicitário Leo Pereira; a designer Daniela Ktenas e a fotógrafa e cineasta Rosa Berardo. Marcelo Solá, 32, fotografou uma caixa de ofertas que encontrou na Catedral de Brasília para compôr sua obra. Da frase que encontrou no "oferendário", "Deus abençoa quem dá com alegria", tirou a inspiração para sua obra. "Essa frase me perseguiu por vários dias. Em "Empresta-me Teus Olhos", os bailarinos se doam e chegam ao extremo de seus limites físicos", diz.
A coreografia é dividida em duas partes. Na primeira, os bailarinos buscam as transformações que o homem provoca no tempo. Na segunda, as que o tempo provoca nas pessoas. O coreógrafo Rodovalho se inspirou em Vila Vida, quarteirão de Goiânia habitado quase somente por idosos.
Em turnê pelo Sul do país, o "Quasar Locomove" já esteve neste ano em Curitiba e Florianópolis e deve passar ainda por Porto Alegre, Rio e Goiânia.


PROJETO QUASAR LOCOMOVE. Exposição itinerante. Quando: dias 3 e 4 de junho em Porto Alegre (teatro Ademir Rosa), 14 e 17 de agosto no Rio (Teatro do Sesi) e dias 28 e 31 de agosto em Goiânia (teatro Goiânia).


Texto Anterior: "Medéia" conduz Teatro do Pequeno Gesto à estréia em tragédia grega
Próximo Texto: Gastronomia: Mea-culpa, mea-culpa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.