São Paulo, sexta-feira, 29 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Mastrangelo Reino/Folha Imagem
O cantor Nando Reis faz festa para o lançamento de seu novo CD com a banda Os Infernais, "Drês"

Fora da ordem
Não foi apenas a proliferação de faculdades de direito em SP (243) que derrubou o desempenho do Estado em sua primeira adesão ao exame nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). As universidades top levaram um banho de outras Brasil afora. A USP, paulista que mais emplacou aprovados (71%), ficou longe da Universidade de Brasília (94%) e das federais de Santa Catarina (92%), de Sergipe (91%) e da Bahia (90%), entre outras.

FORA DA ORDEM 2
Ainda em São Paulo, o Ma- ckenzie conseguiu 57% de aprovados e a PUC, 55%. A Unesp, a outra instituição pública paulista que oferece curso de graduação em direito, 48%.
 
Segundo a tabulação da Comissão Nacional do Exame da Ordem, a federal do Paraná teve 81% de aprovados, a federal de Pernambuco, 80%, a federal da Paraíba, 75%.

NULIDADE
Com o terceiro pior desempenho do país na média (12% de aprovados), São Paulo teve várias instituições sem nenhum aprovado e outras tantas com taxas como 3% ou 4%. A má notícia para elas é que, em 2010, a OAB passará a usar o percentual de aprovados em seu exame de admissão como primeiro critério para distribuir o selo de cursos recomendados.

AMORIM 2011
O Palácio do Planalto cogitou lançar a candidatura do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a senador pelo Rio em 2010. A ideia não vingou. O governo avalia que ele será melhor aproveitado como o principal executivo do instituto do presidente Lula, que vai tratar de política internacional e será lançado depois do final do mandato.

CABO ELEITORAL
O presidente Lula está tentando abrir uma brecha em sua agenda durante a reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em junho, em Genebra, na Suíça, para visitar o Comitê Olímpico Internacional, que fica em Lausanne. Quer encontrar os responsáveis pela escolha da sede da Olimpíada de 2016, à qual o Rio é candidato.

MAGO-PROPAGANDA
Paulo Coelho gravou, em Praga, um comercial de carro. Na peça da AlmapBBDO, o escritor aparece na biblioteca do mosteiro Strahov, rodeado por seus livros, mas não chega a encostar no automóvel.

ÁRVORES DU SOLEIL
"Quidam", o novo espetáculo do Cirque du Soleil, chegou com polêmica ao Nordeste. Em Fortaleza, onde estreia no dia 11, a retirada de 39 árvores do local da apresentação, na praia do Futuro, motivou protesto na câmara dos vereadores. Em Recife, moradores e imprensa reclamaram das árvores cortadas e do lixo no terreno do parque Memorial Arcoverde, onde o Cirque se instalará em julho.

ÁRVORES DU SOLEIL 2
A Time For Fun, que promove a turnê pelo país, diz que fez acordo com a Prefeitura de Fortaleza para retirar as árvores e doar 78 mudas das mesmas espécies para o Horto Municipal. Sobre Recife, diz que o entulho e as árvores cortadas já estavam na área e já foram removidos.

CONGO-FRANÇA-BRASIL
Nascido na atual República Democrática do Congo e radicado em Paris, Ray Lema é a atração dos concertos que a Orquestra Jazz Sinfônica faz hoje e amanhã, no Auditório Ibirapuera, como parte das comemorações do Ano da França no Brasil; cantor, guitarrista, percussionista e tecladista, ele começou tocando órgão na igreja, quando chegou a se preparar para ser padre, antes de passar a se apresentar na noite

CURTO-CIRCUITO
DUDU BERTHOLINI e Alexandra Farah debatem hoje sobre moda na mostra "Tribos Urbanas no Cinema", no CCBB de SP.
O GRUPO PLAYARTE inaugura hoje o Multiplex Marabá com coquetel para convidados, às 20h, na avenida Ipiranga.
A TRASH 80'S comemora sete anos hoje com shows de Sérgio Mallandro, Simony e Luciano Nassyn, na The Week. 18 anos.
A AVEC NUANCE realiza bazar com marcas como Marc Jacobs, Stella McCartney e Lanvin, a partir de hoje, na Oscar Freire.
A ESTILISTA PRISCILLA DAROLT lança amanhã a sua coleção de inverno e seu novo catálogo, na Surface to Air.
O ARTISTA PLÁSTICO Luciano Figueiredo expõe suas obras até 20 de junho na galeria Depardieu, em Nice, na França.

DANIEL BERGAMASCO (interino), com ADRIANA KÜCHLER, DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Patrocínio sob ameaça
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.