São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passagem de "Zé Perri" por SC vira livro

JAIRO MARQUES
DA AGÊNCIA FOLHA

O livro "En Route, En Route, En Route...Escala Campeche", que conta histórias da passagem de Saint-Exupéry por Santa Catarina, deve ser lançado em outubro, com apoio da Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina).
O autor é o suboficial da Aeronáutica Getúlio Manuel Inácio, filho de Manuel Rafael Inácio, o seu Deca, um dos personagens da obra -que vai contar a história das linhas áreas existentes em Santa Catarina.
Seu Deca, que morreu em 1993, aos 83 anos, afirmava ter sido amigo do escritor francês. Quando piloto do Latècoére, Saint-Exupéry teria pousado várias vezes na capital catarinense para descansar e reabastecer o avião que o levaria para Buenos Aires. Campeche é uma praia situada ao sul da ilha de Santa Catarina.
"A maneira com que meu pai falava de sua amizade com Saint-Exupéry era muito emocionante e sincera. Eles, às vezes, ficavam uma semana juntos. Comiam peixe com beiju, caçavam e pescavam. Meu pai era músico sanfoneiro e chegou a tocar para o francês", conta Inácio.
Não há documentos que comprovem a passagem do autor por Florianópolis, confirmada pela jornalista Márcia Barreto, uma das organizadoras do livro: "Os relatos do livro coincidem em muitos pontos. Analisando as rotas dos vôos que Saint-Exupéry fazia pela América do Sul (entre 1929 e 1931) e suas escalas técnicas, é bastante provável o fato".
De acordo com Inácio, "Zé Perri" (era assim que os moradores conseguiam pronunciar o nome do escritor) se encontrou com seu Deca pelo menos 12 vezes. "Meu pai contava que Saint-Exupéry era muito reservado e que escrevia o tempo todo."
Em Campeche, uma mostra com cerca de 200 obras que expõem a trajetória do escritor e da aviação estará aberta até domingo no clube Catalina, situado na principal via de acesso à localidade: a avenida Pequeno Príncipe.
Em outubro, Campeche vai novamente recordar seu ilustre visitante francês. Florianópolis está incluída na rota "Tour du Monde du Millénaire", organizada pelo Ministério da Cultura francês. Um hidroavião sairá de Paris em setembro percorrendo o caminho feito por Saint-Exupéry até a América do Sul.


Texto Anterior: Aviador deixou marcas na Argentina
Próximo Texto: Televisão: Canal USA entra em julho de cara nova
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.