São Paulo, sexta-feira, 29 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo prepara lançamento de canal jovem

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Projeto em gestação há mais de três anos, finalmente deve sair do papel o canal jovem da TV Globo. O canal já tem um nome de trabalho, Young People, e, segundo informações do mercado, deve ser lançado nos próximos meses.
O Young People deverá ser um canal misto, com veiculação em operadoras de TV paga (Net e Sky) e também em canais UHF.
A Globo, nos últimos anos, montou uma rede de canais UHF chamados "S". São canais dos primórdios da TV paga, com 16 horas de programação codificadas e outras oito abertas. Funciona assim, por exemplo, o canal Muchmusic, do Cisneros Television Group, em dois canais "S" do grupo "O Dia", no Rio.
A Globo também negocia o arrendamento da rede de canais e retransmissoras do empresário João Carlos Di Gênio, dono da CBI (em São Paulo, canal 16) e dos colégios Objetivo. Nesse caso, o canal seria 24 horas aberto. A negociação com a CBI "esquentou" depois que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou plano em que extingue os canais "S", proposta rechaçada por grupos de comunicação.
O Young People não será exatamente um canal semelhante à MTV. Sua programação não será predominantemente musical.
O projeto da Globo envolveria o publicitário Nizan Guanaes, que também negocia com Di Gênio, em uma parceria com o grupo canadense Chumcity.

OUTRO CANAL

Chip
Deve ser votado ainda neste ano pelo Senado projeto de lei que obriga fabricantes de televisores a incluir no aparelho um dispositivo que bloqueia a recepção de programas com cenas de sexo e violência. As emissoras de TV teriam que fazer uma classificação eletrônica de seus programas. Ao captar sinal de atrações do gênero, o televisor automaticamente se desligaria.

Degelo
Celso Portiolli finalmente volta ao ar. Estréia domingo no SBT, às 14h, o "Curtindo Uma Viagem", "game show" em que duas equipes disputam provas. Quem ganha, leva uma viagem.

Perua
Repórter do "Mulheres" (TV Gazeta), Antonio Guerreiro vai ganhar um programa só dele. O "Giro" irá ao ar aos sábados, da 0h às 2h, e deve estrear em 21 de julho. O cenário será uma van, de onde Guerreiro irá apresentar reportagens sobre bastidores. A cada programa, um artista diferente irá mostrar um roteiro de sua cidade.

Números
Esta coluna foi injusta com Hebe Camargo. De fato, o "Eu Vi na TV" de segunda-feira foi vice-líder no Ibope. Mas foi o SBT que ficou em terceiro lugar, não exatamente o "Hebe". Enquanto os dois programas ficaram no ar, das 23h17 às 23h44, empataram em 7 pontos. O "Hebe" teve média de 9 pontos.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Recarregou o celular na perereca da patroa!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.