São Paulo, sábado, 29 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo está entre 16 cidades "líderes" da arte

DA REPORTAGEM LOCAL

Não são só os artistas brasileiros que andam hypados no circuito das artes. Em um apêndice de "Art Today", são elencadas 16 "cidades líderes no mundo das artes". São Paulo está entre elas.
No entanto, apesar de recém-publicada, "Art Today" já traz uma incorreção. No texto sobre a cidade, afirma-se "Milú Villela, presidente do MAM e uma das maiores acionistas do banco Itaú, liderou uma forte campanha em favor da contribuição cultural do museu para o país, trazendo mais dinheiro para o museu, enquanto o diretor Ivo Mesquita tem reforçado o programa curatorial da instituição". Na última semana, Villela demitiu Mesquita do posto...
Mesmo assim, o texto faz um panorama correto da cidade, que ressalta a importância da Bienal de São Paulo e de seu fundador, Ciccillo Matarazzo, e também das instituições culturais locais.
Mas, como uma publicação centrada no mercado, as galerias da cidade ganham maior espaço, com uma merecida citação ao galerista Marcantônio Vilaça. Afinal, sua forte presença no circuito internacional nos anos 90 foi determinante para a presença dos brasileiros nas novas publicações. (FCY)



Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.