UOL


São Paulo, domingo, 29 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRASIL/VENEZUELA

Rede TV! engata "namoro" com grupo Cisneros

DA REPORTAGEM LOCAL

A Rede TV! "engatou um namoro" com o grupo venezuelano Cisneros, um dos mais poderosos da América Latina. A emissora brasileira assinou, na semana passada, um acordo com a Venevisión International, braço de distribuição audiovisual da companhia.
Pelo contrato, o canal tem direito de exibir duas novelas da empresa e, em troca, dará o mesmo valor que as duas novelas custariam em espaço publicitário para empresas das quais o grupo é acionista, como América Online e DirecTV.
As novelas serão escolhidas nesta semana e exibidas ao longo do próximo ano. O acordo, segundo Marcelo de Carvalho, sócio e vice-presidente da Rede TV!, "marca o início de uma relação que deve ser longa".
De olho na mídia brasileira, o empresário Gustavo Cisneros, proprietário do conglomerado venezuelano, chegou a cogitar a possibilidade de ter um canal de música na TV aberta brasileira. Também ensaiou convênio com o SBT, forte parceiro da rede mexicana Televisa.
Cisneros foi um dos nomes mais citados pelo mercado quando a legislação brasileira passou a permitir a entrada de capital estrangeiro na mídia, no final do ano passado. À época, no entanto, as intenções foram adiadas, já que o Brasil passava por eleições e o grupo enfrentava a grave crise política da Venezuela (Gustavo Cisneros é um dos principais opositores do presidente Hugo Chávez).
Agora, o entusiasmo com a TV brasileira parece reaceso. "Nós da Venevisión International nos sentimos entusiasmados pois esse acordo permite exibir nossa programação num mercado caracterizado por altos níveis de produção e competitividade", disse Luis Villanueva, presidente da Venevisión, em comunicado enviado à Folha pela Rede TV!.

Ibope
Novelas latino-americanas têm rendido à emissora bons resultados de audiência.
A colombiana "Betty, a Feia", segundo a assessoria da Rede TV!, mantém o terceiro lugar no Ibope desde a estréia, com média entre sete e oito pontos. Eventualmente chega à segunda posição, só atrás da Globo.
No ar há duas semanas, "Pedro, o Escamoso", outra colombiana, também consegue boa pontuação. Estreou com cinco de média e garante o terceiro lugar à Rede TV!. O canal não tem planos de produzir novelas e deve investir apenas em séries, com custo menor.
(LAURA MATTOS)


Texto Anterior: Grupo pesquisa a cobertura das Diretas e de 89
Próximo Texto: Panorâmica - Evento: "Diálogos Impertinentes" discute a depressão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.