São Paulo, segunda, 29 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição reúne cinco fotógrafos alemães

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

"Comparative Concepts" é a exposição que o International Center of Photography de Nova York está apresentando, reunindo 135 fotos de cinco fotógrafos representantes da fotografia alemã no século 20.
É a "neue Sachlichkeit", o conceito da nova objetividade, o movimento modernista alemão, que surgiu nos anos 20, com trabalhos de Auguste Sander, Karl Blossfeldt, Albert Renger-Patzsch e os contemporâneos Bernd e Hilla Becher.
Segundo Susanne Lange, curadora da mostra, os trabalhos desses fotógrafos são os mais representativos do movimento em que os artistas usavam a câmera fotográfica de modo objetivo, utilizando o raciocínio.
"Eles fotografavam de forma pura, visando apresentar o mundo na sua condição mais clara e objetiva", disse.

Reação
O movimento surgiu como reação ao expressionismo e ao idealismo do início do século.
"A idéia é que a arte deveria ser deixada para os artistas, e aos fotógrafos caberia explorar suas habilidades, de modo a representar o mundo quase cientificamente", explica Lange.
Sander (1876-1974) é conhecido pelos magníficos retratos de pessoas de profissões diferentes, classes sociais e tipos característicos da comunidade alemã nos anos após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Blossfeldt (1865-1932) estudou na Academy of Royal Museum, em Berlim, e traduziu os conceitos modernistas, fotografando plantas em close-up, com extrema aproximação.
"Die Welt Ist Schön" (O Mundo é Belo), de 1928, marcou a vida de Renger-Patzsch (1897-1966). Renger é uma mistura de Sander e Blossfeldt, registrando formas, pessoas, arquitetura e a evolução tecnológica de sua época.
Nos ensaios, o artista defende a teoria de que um objeto somente ganha um determinado sentido pela maneira que é visualmente documentado pelo fotógrafo.
Bernd e Hilla Becher, nascidos em 1931 e 1934, respectivamente, são os herdeiros dos conceitos da escola da nova objetividade.
Seus trabalhos abordam principalmente as tipologias e os rigores arquiteturais de Patzsch.

Exposição: Comparative Concepts Onde: International Center of Photography (5ª avenida, 1.130, tel. 001/212/860-1777, ramal 100, Nova York) Quando: terça, das 11h às 20h; quarta a
domingo, das 11h às 18h; até 13 de setembro Quanto: US$ 4 a US$ 5.50

Livro: Comparative Concepts Lançamento: Editora Shirmer/Mosel, 1997 Quanto: US$ 50 (220 págs) Onde encomendar: Livraria Cultura (www.livcultura.com.br) e Amazon (www.amazon.com) Patrocinadores: Lufthansa, Goldman, Sachs & Co. e BMW


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.