São Paulo, sábado, 29 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

David Drew Zingg - Fotógrafo morre aos 76, em São Paulo

Ed Viggiani - 09.jul.96/Folha Imagem
O fotógrafo e jornalista David Drew Zingg, que ajudou a levar a bossa nova para os Estados Unidos


DA REPORTAGEM LOCAL

O fotógrafo e jornalista norte-americano David Drew Zingg, 76, morreu ontem às 7h10, em São Paulo, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos, segundo o atestado de óbito assinado pelo médico Rui Lima Mesquita.
Zingg estava internado no hospital Samaritano, em Higienópolis, desde o último dia 29 de junho. Devido a uma complicação gastrointestinal, ele havia voltado ao hospital 12 dias depois de receber alta de uma cirurgia na próstata.
No dia 7 deste mês, Zingg foi transferido para a UTI do hospital. Nos últimos dias, estava consciente, mas respirando com a ajuda de aparelhos e alternava estados estáveis e instáveis.
Segundo o publicitário Washington Olivetto, 48, Zingg era um repórter completo, pois fotografava e escrevia muito bem. "Eu tive a honra de trabalhar com o David na agência de publicidade DPZ, depois ele se transformou num grande amigo meu, uma figura notável. Sem dúvida nenhuma, ele foi o mais americano dos brasileiros e o mais brasileiro dos americanos", disse.
O jornalista Ricardo Kotscho, 52, lembra que Zingg era um "pé-na-estrada". "Ele fazia um jornalismo em estado puro, gostava de viajar e contar histórias com fotos e textos. Não era um burocrata. Apesar da nacionalidade americana, pegou logo o jeito brasileiro na criatividade", afirmou.
"As grandes histórias do Zingg poucas pessoas conheceram, só aquelas que frequentavam bares com ele. Recordo, por exemplo, de como era engraçado ele contando como conheceu Cole Porter", lembra Zé Rodrix, seu amigo e parceiro na banda Joelho de Porco.
Zingg era divorciado e deixou três filhos, todos residentes nos EUA. O corpo será velado hoje à tarde no crematório de Vila Alpina, zona leste da cidade.
Os amigos de Zingg promovem na próxima terça-feira, às 20h, um leilão de dez fotografias de sua autoria e obras doadas por artistas plásticos e fotógrafos, como José Roberto Aguilar, Ivald Granato e Tomoshigue. A renda obtida será usada para o pagamento das despesas hospitalares e do velório. O leilão será realizado na sede do site iG (r. Amauri, 299, Itaim, São Paulo, tel. 0/xx/11/3065-9754).


Texto Anterior: Televisão: Documentário faz painel do teatro nacional
Próximo Texto: Sunset Zingg vivia na direção certa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.