Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Diretor conta detalhes sobre os bastidores
JOHN CAMERON MITCHELL
ESPECIAL PARA O "VILLAGE VOICE"
Vi David Bowie pela primeira
vez em 1973, quando eu tinha dez
anos e estudava em um colégio interno para meninos, dirigido por
beneditinos escoceses. Devido a
um raro gesto dos monges, pudemos assistir ao programa "Top of
the Pops" na televisão.
A primeira coisa que vi foi o rosto do guitarrista Mick Ronson,
sublime. Depois, vejo David Bowie e ele me apavora. Pálido e pintado, macho e fêmea, sorriso de
réptil. Conversei com o documentarista D. A. Pennebaker
("Monterey Pop") sobre o lançamento de seu restaurado filme de
1973, "Ziggy Stardust and The
Spiders from Mars".
Pergunta - Você teve apenas duas
semanas de preparação para "Ziggy
Stardust"?
D.A. Pennebaker - Foram dois
dias. Estava em uma jangada no
Mississippi quando recebi um recado da gravadora RCA. Quem
falou comigo no telefone foi Marc
Bolan (líder da banda T-Rex).
Pergunta - O que você sabia sobre
Bowie?
Pennebaker - Nada. Chegamos a
Londres um dia antes do início
das filmagens. Assisti a um show
de Bowie naquela noite e compreendi que era loucura filmar só
meia hora e que tínhamos um filme nas mãos.
Pergunta - Mas ninguém se interessou pela idéia enquanto filme?
Pennebaker - Quando comecei a
editar, mostrava o filme onde
quer que eu fosse e o efeito era espantoso. Sabia que havia público
para aquilo. O guitarrista Jeff Beck
fez duetos com Bowie, mas ele
não está na versão atual -deve
ter sentido que Ronson estava
aparecendo demais e pediu que o
excluíssemos do filme.
Pergunta - O filme nunca foi exibido nos cinemas?
Pennebaker - Apenas em festivais.
Pergunta - Fiquei muito impressionado com as rotinas de palco, as
mudanças de roupa etc.
Pennebaker - Todos os roqueiros hippies norte-americanos tocavam de macacão... Nunca pensaram que a coisa podia ter uma
boa aparência. Era como se Bowie
disesse: "Há algo novo aqui".
Pergunta - E sobre aquela coisa
de que se tratava do último show?
Pennebaker - Tony DeFries, o
agente de Bowie, disse que eu não
podia contar a ninguém sobre isso. Ele já havia informado Ronson, diziam. Depois os músicos ficaram irritados e perguntaram
por que não haviam sido avisados. Bowie olhou para Ronson,
dando a entender que ele sabia,
enquanto Ronson negava, porque
não queria fazer o papel de vilão,
o que deixou David sozinho para
carregar a situação.
John Cameron Mitchell é diretor e ator
de "Hedwig - Rock, Amor e Traição"
Copyright 2002 Village Voice Media,
Inc. Republicado com a permissão do
"The Village Voice"
Tradução Paulo Migliacci
Texto Anterior: Discoteca básica Próximo Texto: Nova York sofre forte invasão bowieniana Índice
|