São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"ZIGGY STARDUST"

Relançamento comemorativo tem raridades como atração

Edição de luxo é cartilha para o rock and roll de hoje

France Presse
David Bowie, que tem relançado o seu disco "Ziggy Stardust"


DA REPORTAGEM LOCAL

Você anda animado com o rock? Achando ótimo esse monte de bandas legais brotadas em Nova York? Agradeça ao trintão "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars".
Na melhor linha "o aniversário é nosso, mas quem lucra é você", a EMI inglesa preparou uma edição luxuosa em comemoração aos 30 anos de lançamento do álbum.
Como não haverá edição nacional -alguém tinha dúvida?-, a brincadeira vai custar caro. Mas vale, e muito, a pena.
Na embalagem estão dois discos e um livreto. O primeiro CD é o mesmíssimo álbum lançado em 6 de junho de 1972, mantidas inclusive as artes de capa e contracapa -que traz a anárquica sugestão "para ser escutado no volume máximo". Dali saíram "Moonage Daydream", "Starman", "Ziggy Stardust", "Suffragette City"... o disco todo uma revolução, uma premonição do punk.
No CD dois, gravações demo (de "Lady Stardust" e "Ziggy Stardust"), versões da banda Arnold Corns (projeto de Bowie) para "Moonage Daydream" e "Hang on to Yourself" e, o biscoito fino, músicas que não entraram no original, como "Amsterdam", "Velvet Goldmine" e "Holy Holy".
Um livreto com 40 páginas, recheado de fotos da época, fala sobre o impacto de Ziggy/Bowie sobre as meninas e, principalmente, os meninos ingleses à época.
Pense nos astros pop que já se montaram para se apresentar ao vivo. Os nomes certamente vão passar por Kiss, The New York Dolls, Cramps... Em comum, todos têm o fato de se transformarem para o palco e usarem "roupas normais" para ir à esquina. Com Bowie, a coisa não era bem assim.
Transformado no perturbador Ziggy Stardust, o livro conta, Bowie usava, à luz do dia, as mesmas botas com salto plataforma (pré-heavy metal), o mesmo cabelo tingido e espetado (pré-punk) e a mesma maquiagem carregada (pré-drags) que exibia nos palcos.
A graça do livrinho são as impressões de fãs de Bowie da época. Ian McCulloch, do Echo & The Bunnymen, conta como sua vida mudou após ver Ziggy na TV.
O livreto descreve ainda como o cantor se tornou o inimigo número um das mães inglesas ao se declarar bissexual -pôsteres do ídolo eram cortados da cintura para baixo, numa tentativa de censurar a região pubiana de Bowie. Então, ler e ouvir esta edição histórica de "The Rise and Fall..." é capítulo básico para qualquer fã de rock. (CLAUDIA ASSEF)


The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars - 30th Anniversary 2CD     
Artista: David Bowie
Lançamento: EMI
Quanto: R$ 95 (na Indie Records, tel. 0/ xx/11/3816-1220)




Texto Anterior: Nova York sofre forte invasão bowieniana
Próximo Texto: Velvet Underground: Pai dos indies também merece festa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.