UOL


São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

A Caixa de Pandora
SBT, 15h15.
 
(Can of Worms). EUA, 99. Direção: Paul Schneider. Com Michael Shulman, Erika Christensen, Malcolm McDowell. Após mais um dia de cão na escola, garoto usa um radiotransmissor para chamar alienígenas que poderiam melhorar sua vida. Eles chegam, tanto os bons quanto os maus. Vê-se que Louise Brooks não tem nada a ver com essa bobagem.

Nove Meses
Globo, 15h50.
   
(Nine Months). EUA, 95, 103 min. Direção: Chris Columbus. Com Hugh Grant, Julianne Moore, Jeff Goldblum. Grant é o psiquiatra infantil que entra em crise quando sua namorada diz que está grávida. Columbus já dirigiu amenidades como "Esqueceram de Mim", e Grant funciona bem com seu estilo meio abobalhado, em comédias leves como essas. Sessão vespertina acima da média.

O Retorno de Jedi
SBT, 22h30.
   
(Return of the Jedi). EUA, 83, 134 min. Direção: Richard Marquand. Com Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher. No episódio final da trilogia original de "Star Wars", as forças do mal, o Império, finalmente sucumbem aos ataques guerrilheiros de Luke Skywalker e cia.. É também o filme -o mais fraco da trilogia original- em que o criador da série, George Lucas, já dava sinais de sua péssima mania de colocar bichinhos fofos totalmente deslocados no meio da trama.

Intercine
Globo, 1h15.

Os candidatos de hoje são o policial "Os Intocáveis" (87, de Brian de Palma, com Kevin Costner, Sean Connery) e o drama "Príncipe das Marés" (91, de Barbra Streisand, com Barbra Streisand, Nick Nolte).

Um Morto Muito Louco
Globo, 3h30.
 
(Weekend at Bernie's). EUA, 89, 97 min. Direção: Ted Kotcheff. Com Andrew McCarthy, Jonathan Silverman. Dois jovens descobrem um golpe na empresa em que trabalham e tentam avisar ao chefe o que acontece. Chegam tarde demais e o encontram morto: para garantir a sobrevivência, terão que usar recursos para fingir que ele continua vivo. Mais desnecessária que essa comédia, apenas a continuação, de 1993. (BYS)

A fria guerra da sedução

DA REDAÇÃO

"Ligações Perigosas" (Cinemax, 13h45), filme de Stephen Frears baseado em novela de 1782 de Choderlos de Laclos, enfoca uma decadente aristocracia entretida em jogos de sedução. A história teve mais duas adaptações para o cinema, mas é nessa versão que a perversidade fica em primeiro plano.
Em certo sentido, é uma visão que pende para a caricatura, a começar pela escolha de atores como Glenn Close e John Malkovich, hipérboles dos imaginários ligados à crueldade e ao cinismo no cinema.
Não há, aqui, inocência no jogo amoroso. Na ênfase em alguns de seus detalhes, o burlesco evidencia-se. O sexo, lembra Frears, pode ser nada mais do que uma brincadeira entre os homens ou, "simplesmente", uma guerra fria, sempre prestes a explodir.
(BRUNO YUTAKA SAITO)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Sem-tetas invadem a clínica Santé!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.