São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 2000


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FILMES

Angus - O Comilão
Bandeirantes, 13h30
(Angus). EUA, 1995, 90 min. Direção: Patrick Read Johnson. Com Perry Anzilotti, Kathy Bates, George C. Scott, Ariana Richards. Angus é o garoto que, não bastasse ser hostilizado por quase todos os colegas da escola, ainda se dá ao luxo de se apaixonar pela líder de torcida.

Febre de Verão
SBT, 14h.
(Spring Fever USA). EUA, 1988, 91 min. Direção: William Milling. Com Darrel Guilbeau, Michelle Kemp. Rapaz em busca da garota ideal vê seus planos ruírem quando a moça, enfim encontrada, é sequestrada por dois capangas trapalhões de um mafioso. Ele não desanima e, fazendo também suas confusões, já que estamos numa comédia, vai em busca da menina.

Dois Velhos Mais Rabugentos
Globo, 15h20.
(Grumpier Old Men). EUA, 1995, 101 min. Direção: Howard Deutch. Com Jack Lemmon, Walter Matthau, Ann-Margret, Sophia Loren, Daryl Hannah. Depois de muito brigarem no primeiro filme da série ("Dois Velhos Rabugentos", realizado um ano antes), Lemmon e Matthau se unem para impedir que a casa de iscas em que costumam se abastecer transforme-se em um restaurante. Em relação ao filme anterior, o segundo exemplar ganhou significativo reforço feminino, nas pessoas de Sophia Loren e Daryl Hannah, sem por isso perder Ann-Margret. Sem ser grandiosa, essa comédia afirma que há vida na terceira idade, e o faz por meio de dois veteranos comediantes de primeira e mulheres admiráveis e também veteranas. A julgar pelo talento dos atores envolvidos, aliás, parece haver muito mais vida no passado do que no futuro do cinema.

Movimentos Mortais
Bandeirantes, 21h55.
(Lethal Moves). EUA, 1995, 85 min. Direção: Devon Scott. Com Don Stroud, William Lewis. Jovem marginal tenta abrir caminho a bala, literalmente, e eliminar chefe de uma gangue de traficantes de tóxicos e armas de Los Angeles. Tarefa árdua.

Impulso Irresistível
Bandeirantes, 2h15.
(Irresistible Impulse). EUA, 1995, 95 min. Direção: Jag Mundhra. Com Doug Jeffery, Lee Anne Beaman, Kathy Shower, Brandy Sanders. Corretor afundado em dívidas tenta resolver seus muitos problemas (inclusive com a ex-mulher) envolvendo-se com uma viúva rica. Nulidade programada recentemente e agora reprogramada pela emissora. Em todo caso, as gostosonas do filme são de fato gostosonas.

Intercine
Globo, 2h10.
"McQuade, o Lobo Solitário" (1983, de Steve Carver, com Chuck Norris, David Carradine, Barbara Carrera) e "Tempo de Despertar" (1990, de Penny Marshall, com Robert De Niro, Robin Williams, Julie Kavner) competem pelo direito à exibição na terça.

Quem Não Herda... Fica na Mesma
Globo, 4h15.
(Splitting Heirs). Inglaterra, 1993, 86 min. Direção: Robert Young. Com Rick Moranis, Eric Idle, Barbara Hershey. Idle, ex-integrante do Monty Python, entra aqui como ator, co-roteirista e produtor-executivo. Ele é o perdedor que, de repente, descobre ser herdeiro de uma fortuna e do título de duque. Mas terá que batalhar para ter tudo isso. Comédia.

DESTAQUES DA TV PAGA

MÚSICA
Expoente do britpop, banda inglesa Suede aparece hoje em dose dupla na TV
DA REDAÇÃO

Um dos maiores expoentes do movimento musical conhecido como britpop, o grupo inglês Suede aparece hoje em dois programas em canais de TV paga.
A primeira aparição acontece no programa "Planet Rock", às 16h, no Multishow. Às 23h, no People + Arts, o Suede participa do "Show de Jools Holland", no qual dividirá o palco com as bandas Soul Asylum e Fishbone.
Criado em 1989, antes mesmo de gravar o primeiro disco o Suede já era um "queridinho" dos tablóides londrinos, que endeusaram a fórmula musical da banda: uma mistura da androginia setentista de David Bowie com o romantismo dos Smiths.

FILMES
Van Damme é certeiro nas mãos de Woo
Pode-se tomar partido pró ou contra a violência no cinema. Nanni Moretti, para citar um cineasta ilustre, é contra. Mas, mesmo quem for contra, pode estabelecer diferenças entre filmes e filmes. "O Alvo" (USA, 21h), estréia de John Woo no cinema americano, por exemplo, pode ser comparado com vantagem a qualquer outro filme de Jean-Claude Van Damme.
A história do filme, sórdida, diz respeito a seres humanos transformados em objeto de caça de ricaços perversos.
Mas fiar-se na história não é um bom critério para ver filmes.
Existe uma independência entre o que está no papel (o roteiro) e a escrita cinematográfica propriamente dita, aquilo que vai na tela. Aceitá-la é aceitar o cinema. (IA)



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