São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Redes citam uso jornalístico

DA REPORTAGEM LOCAL
DA REDAÇÃO

Rede TV! e Band, que também exibem conteúdo audiovisual extraído da internet, não se pronunciaram sobre os embasamentos jurídicos que usam para tal até a conclusão desta edição.
Por intermédio de sua assessoria de imprensa, a Rede TV! declarou que usa menos de 20 segundos de vídeos tirados da internet a cada edição do programa apresentado por Luisa Mell, o "Late Show". Exibido aos sábados, o programa, único sobre o mundo animal na TV aberta, costuma trazer, no último bloco, um clipe com imagens divertidas de bichos de estimação.
No caso do "Repórter Cidadão", em que o quadro "Jaca News" também exibe pegadinhas retiradas da rede, o material, segundo a emissora, é distribuído por agências internacionais. O jornalístico policial diário é apresentado por Vanilton Alves Pereira, o Jacaré, conhecido como "clone" de Carlos Massa, o Ratinho.

Interação
A Rede TV! também usa vídeos de internet no telejornal "Leitura Dinâmica", que faz um apanhado dos acontecimentos do dia. Mas sustenta que o uso é estritamente jornalístico.
Para a Band, "como todo programa de entretenimento, "A Noite É uma Criança" conta com a participação do telespectador, que interage com o apresentador. Otávio Mesquita recebe muitas mensagens por e-mail com conteúdos diversos, como piadas e animações gráficas. As mais interessantes, divide com o público".
Procurada pela reportagem da Folha, a assessoria da Globo também não se manifestou. Mas as imagens de internet já exibidas no "Programa do Jô" foram eventuais e apresentadas com créditos e, quando possível, a origem.
(DA e DC)


Texto Anterior: Televisão: Site é responsável, diz SBT
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.