São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Mostra Amrik exibe jornada de escritores à Palestina

DA REPORTAGEM LOCAL

Na Palestina, o Nobel de Literatura português José Saramago desenha, numa folha de papel, uma flor, com um pedido por água. A água pedida por Saramago é a paz na região, que o escritor e outros sete colegas de ofício visitaram, em 2002, diante das câmeras dos cineastas Samir Abdalah e José Reyes. A viagem foi documentada no filme "Escritores nas Fronteiras", que passa hoje, às 19h30, na mostra "Amrik", na Galeria Olido.
Lançado em 2004, mas inédito no Brasil, o documentário acompanha a visita dos oito autores ao poeta palestino Mahmoud Darwish, membro fundador do Parlamento dos Escritores. Como Saramago, cada escritor revela suas impressões da jornada. Observações sobre o olhar perdido dos jovens soldados nas fronteiras, a destruição etc. Análises ora bem-humoradas, como a do chinês Bei Dao; ora mais analíticas, como a do espanhol Juan Goytisolo.
Na sexta-feira, dia 1º de setembro, às 17h, a mostra exibirá outro inédito no país: "Sendo Osama" (2004), de Mahmoud Kaabour e Tim Schwab, sobre seis descendentes de árabes que se chamam Osama e vivem no Canadá. O documentário revela, de forma bem-humorada, mas sem perder o viés crítico, como suas vidas mudaram, por conta de seus nomes, após os atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova York.


MOSTRA AMRIK - CINEMA ÁRABE
Onde:
Galeria Olido (av. São João, 473, tel.0/xx/11/3331-8399)
Quando: de hoje até o dia 3/09
Quanto: entrada franca (senhas distribuídas uma hora antes)
Site: www.icarabe.org


Texto Anterior: "Bibliotecas" similares começam a pipocar na web
Próximo Texto: Filosofia: CCBB discute pensamento de Rousseau
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.