São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

PORTA RETRATO

Miro
Washington Olivetto resolveu homenagear a filha, Antônia, 4, no livro "O Primeiro a Gente Nunca Esquece" (editora Planeta), que relembra a campanha do primeiro sutiã criada na década de 80; nas primeiras páginas da obra, que será lançada no dia 8, no MAM de SP, escreveu a seguinte dedicatória abaixo da foto da pequena (ao lado): "Para a Antônia, minha filha, que ainda vai ter o seu primeiro sutiã"

Canadá recusa ator brasileiro
Prestes a embarcar para o Festival de Toronto, o ator brasileiro Michel Gomes, estrela do filme "Última Parada - 174", de Bruno Barreto, recebeu uma notícia amarga há dois dias: o consulado do Canadá negou visto para que ele entre no país. Motivo: Michel, que antes do filme fez ponta em "Cidade de Deus" e mora no Complexo do Alemão, no Rio, não tem declaração de imposto de renda.

MAR E TERRA
A negativa do Canadá mobilizou cineastas e até o Itamaraty. "Telefonei para o Samuel Pinheiro Guimarães [secretário-executivo do Ministério das Relações Exteriores] para tentar reiniciar o processo de concessão", diz Bruno Barreto. Os organizadores do festival também fizeram carta para ser entregue ao consulado.

O SOBREVIVENTE
O filme é uma ficção baseada na história real de Sandro, um sobrevivente de uma chacina no Rio que anos mais tarde seqüestra um ônibus e mata uma refém ao ser rendido pela polícia -que o mata em seguida.

VÉU
A cantora Luciana Mello, filha de Jair Rodrigues, vai oficializar a união com o fotógrafo Ike Levy.

 
O casal fará uma festa de casamento no dia 15 de novembro, em São Paulo.

VELÓRIO
As empresas que são contra a nomeação de Eduardo Badin para a presidência do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) não desistiram de bombardear sua candidatura. Derrotadas na Comissão de Assuntos Econômicos, Vale, Coca-Cola e Nestlé devem se mobilizar para enterrar a candidatura no plenário do Senado. "Lá, o voto é secreto. Temos mais chances", diz um executivo de uma das empresas.

GARRAFÃO
O basquete deve virar alvo na revisão de metas que vai nortear a redistribuição das verbas do governo para o esporte. "A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) é uma das que mais recebem recursos e a seleção masculina não se classificou para as últimas três Olimpíadas", diz o ministro Orlando Silva. "São R$ 2 milhões da Lei Agnelo/Piva mais o patrocínio da Eletrobrás, para cuidar só de seleção, e eles não conseguem a vaga?". A CBB não comenta.

TAPAS E BEIJOS
O site Habbo Hotel, um dos mais populares entre as crianças, colocou aviso de que é "recomendado para maiores de 13 anos" após ter sido questionado em inquérito do Ministério Público. No acordo firmado com a promotoria, a empresa também se comprometeu a alterar o jogo "Wooble Squabble", considerado inadequado por conteúdo violento -o vencedor ganhava o direito de "estapear" o perdedor.

MASP E LOUVRE
O Masp vai emprestar ao Museu do Louvre uma obra para uma exposição dedicada ao renascentista italiano Andrea Mantegna. A tela "São Jerônimo Penitente no Deserto" (1448/1451) mostra o santo recluso meditando. Antes, a obra passa por uma restauração no museu de Paris.

ENVELHEÇO NA CIDADE
A balada Studio SP vai comemorar aniversário de três anos com três shows no Auditório Ibirapuera, em novembro. A apresentação será da banda paulistana Hurtmold, que sempre toca na casa e que completa dez anos de existência.

PICK-UP
O DJ canadense John Acquaviva vai tocar na Pacha, no dia 4 de outubro. Ele é um dos responsáveis por consagrar o estilo electro-house.

DE CAETANO A MANGABEIRA

"Você pode dizer que ele é maluco. Mas ele é sensato"

O ministro Roberto Mangabeira Unger, de Assuntos Estratégicos, esteve na Casa das Rosas anteontem, em SP, para lançar o livro "O que a Esquerda Deve Propor" (Civilização Brasileira). Chegou 20 minutos antes do horário marcado para o debate. Caetano Veloso, "depois de falar dele [Unger] em todas as entrevistas por mais de uma década", muitas vezes em vão, dizia estar lá "desaforadamente" para fazer parte da mesa. As 50 cadeiras da platéia eram disputadas até mesmo pelo economista Eduardo Giannetti da Fonseca, que chegou com o livro já lido e marcado com "post-its".

 
"O Brasil precisa tirar essa camisa-de-força que amarra sua vitalidade coletiva. O que mais quero ver no meu país é uma dinâmica de rebeldia, casada com a imaginação", diz Unger. O ministro classifica a esquerda em três tipos: a rendida, que aceita a globalização; a recalcitrante, que luta para adiar a globalização; e a emergente, que quer reconstruir o mercado. Em sua intervenção, Caetano surpreendeu os convidados. "Você pode dizer que ele [Mangabeira] é maluco, que tem sotaque americano. Mas não. [Dá um tapa na mesa e eleva a voz]: Ele é sensato."
 
A coluna pergunta a Mangabeira como ele classificaria o presidente Lula, que já disse não ser de esquerda nem de direita, mas sim "torneiro mecânico". "Não considero apropriado para mim, nesse momento, classificar o presidente", diz Mangabeira, para depois declarar: "Ele é como [o ex-presidente americano] Theodore Roosevelt, intuitivo, não acredita em doutrinas". Já Caetano acha que Lula "está mais no segundo, passando para o primeiro" tipo de esquerda, conforme as definições de Mangabeira.
 
O que era para ser debate se encerra com as explanações dos dois. Giannetti circula pelo salão. "No lançamento de um livro no qual se defende a democracia participativa, não abriram para perguntas. Queria provocar um debate público", diz ele, inconformado.

CURTO-CIRCUITO

ZUZA HOMEM DE MELLO lança na quarta, às 18h, o livro "Eis Aqui os Bossa-Nova", na Oca, no parque Ibirapuera.
A DUETTO EDITORIAL promove hoje, na Fnac Pinheiros, uma palestra com Ulisses Capozzoli, editor da revista "Scientific American Brasil", a partir das 19h30.
JULIO LANDMANN abre amanhã uma exposição de fotografias na cafeteria da Pinacoteca, no centro da cidade.
O MAESTRO JÚLIO MEDAGLIA, os músicos Lobão e João Marcello Bôscoli participam hoje do curso "A Crítica Musical", que acontece hoje e amanhã, no Espaço Cult, na Vila Mariana.
O PLANETÁRIO DO IBIRAPUERA promove hoje, entre 10h e 20h, um ciclo de palestras sobre astronomia. Grátis (90 lugares).

com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO



Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Espectador prefere filme dublado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.