São Paulo, sábado, 29 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISCO LANÇAMENTOS

Selo recupera "relíquias" da Rádio MEC

da Sucursal do Rio

Um precioso patrimônio musical brasileiro será lançado em 11 de setembro pela Rádio MEC: uma caixa de cinco CDs com gravações de obras de Edino Krieger, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Alceo Bocchino e dos irmãos Aída e Radamés Gnattali.
O lançamento oficial, com concerto às 18h30 no espaço Finep, na praia do Flamengo (zona sul do Rio), marca a segunda fase do projeto Repertório Rádio MEC, lançado em 97 com a caixa de CDs com obras de Carlos Gomes, Villa-Lobos, Francisco Mignoni, Radamés Gnattali e Jacob do Bandolim.
Até o fim do ano, deverá sair a caixa de CDs com obras de Lorenzo Fernândez, Vieira Brandão, Guerra Peixe e Ernesto Nazareth.
Com o selo da Soarmec (Sociedade dos Amigos Ouvintes da Rádio MEC), essas caixas de CDs têm dado a oportunidade para que o público tome contato com parte das 3.000 fitas do acervo da Rádio MEC, com gravações que foram feitas em sua maior parte no final dos anos 50 e na década de 60.
Nessa época, compositores como Krieger e Bocchino criaram na rádio o "Música e Músicos do Brasil". Para que o programa pudesse ir ao ar com uma programação renovada, obras de mestres da música nacional eram gravadas por intérpretes da Rádio MEC.
O rádio possuía então desde a famosa Orquestra Sinfônica Nacional até um trio de piano, entre outros grupos. Com esse apoio, grandes compositores, como Villa-Lobos, chegaram a gravar ali. "Tivemos uma seleção de artistas de primeira grandeza", lembra o produtor Lauro Gomes, 60.
Para o maestro Krieger, a recuperação desse "verdadeiro tesouro musical" é um "trabalho indispensável de preservação da memória musical brasileira".
Dentre as relíquias agora resgatadas nessa segunda caixa de CDs, destacam-se "Suíte para Cordas" e "Divertimento para Cordas", todas de Krieger.
No CD de Santoro, são destaques as obras "Sonatina para Oboé e Piano", "Sonata para Violino" e "Canto de Amor e Paz", uma composição para orquestra de cordas que venceu, em 52, o Prêmio Internacional da Paz.
De Guarnieri, o CD traz, entre outras, a suíte para instrumentos de sopro, teclado e percussão "Homenagem a Villa-Lobos: Tempo de Coco; Tempo de Toada; e Tempo de Baião". O CD de Bocchino reúne obras como "Suíte Brasileira para Violoncelo e Piano" e "Seresta Suburbana".
A caixa fecha com o CD dos irmãos Aída e Radamés Gnattali, com as obras "Brasiliana nº 8" e "Suíte Coreográfica" (de Radamés) e dez composições de Ernesto Nazareth, como "Fon-Fon".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.