São Paulo, sábado, 29 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emissora foi criada em 1923

da Sucursal do Rio

Primeira emissora radiofônica do país, criada em 1923 com o nome de Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a atual Rádio MEC é um marco para a música erudita brasileira, pelo incentivo que deu a sua produção e divulgação.
Hoje desdobrada em rádio FM (dedicada à música erudita) e AM (principalmente MPB), com sede na praça da República, no centro do Rio, possui talvez o único estúdio de uma emissora da América Latina capaz de comportar uma orquestra inteira.
Para o compositor e maestro Edino Krieger, que preside a Soarmec (Sociedade dos Amigos Ouvintes da Rádio MEC), a emissora funcionou do final dos anos 50 ao início dos 80 como "uma espécie de BBC brasileira". O compositor se refere à austera rádio do Reino Unido.
Com vários grupos contratados, como orquestra, coral e quarteto de cordas, a Rádio MEC se dedicou no passado ao registro da música brasileira.
Mesmo com seu esvaziamento, muito em função de ingerências políticas, a rádio conseguiu preservar uma parte desse seu precioso acervo fonográfico.
O diretor-secretário da Soarmec, Renato Rocha, 56, diz que, se houver apoio financeiro para dar continuidade ao projeto Repertório Rádio MEC, deverão ser produzidas pelo menos 50 caixas de álbuns com o material que faz parte do arquivo da rádio.
A segunda caixa, a ser lançada em setembro, tem o apoio da Academia Brasileira de Música, do Conservatório Brasileiro de Música e da Associação dos Amigos do Teatro Municipal.
A terceira caixa conta com o apoio da RioArte, órgão da Prefeitura do Rio. Em média, as caixas são vendidas no mercado por R$ 100. Mas pedidos (com descontos) podem ser feitos na Soarmec (tel. 021/221-7447, ramais 2207 e 2210).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.