São Paulo, terça-feira, 29 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

"Filhos do Carnaval" volta à TV após 4 anos

Série começa com enterro de personagem de Jece Valadão; ator morreu em 2006

Em segunda temporada de produção da HBO, com direção de Cao Hamburger, filhos do bicheiro Gebara assumem atividades ilegais

RODRIGO RUSSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Jece Valadão faz falta. Tanto que o primeiro capítulo da segunda temporada de "Filhos do Carnaval", produção que a HBO estreia neste domingo, tem nome de despedida em italiano, "Arrivederci".
O ator, que morreu em novembro de 2006, interpretou o bicheiro e líder de comunidade Anésio Gebara na primeira temporada da série, exibida em 2006 pelo canal pago.
Sem sua presença, os criadores Cao Hamburger (que assina a direção-geral) e Elena Soárez (roteirista), tiveram que repensar os rumos da trama. "Foi nosso primeiro grande desafio.
Mas percebemos que podíamos tirar vantagem dessa ausência, pensando na herança que isso traz", conta Cao.
Assim, os três filhos de Gebara se reencontram no primeiro capítulo, durante o enterro do patriarca. Quem assume os negócios da família é o filho mais novo, Claudinho (interpretado por Enrique Díaz), personagem responsável também pelos momentos irônicos da série.
Os outros dois irmãos, filhos ilegítimos, são Nilo (Thogun) e Brown (Rodrigo dos Santos).
Eles caem em um golpe de Claudinho, que forja o reconhecimento de paternidade de seus irmãos apenas para dividir com eles as responsabilidades criminais das atividades ilegais da família Gebara.
Essa é a "herança maldita" que o personagem de Jece Valadão deixou a seus filhos, que em um primeiro momento ficam emocionados com a atitude tardia do pai.

Poderoso Chefão
Como no famoso filme de Francis Ford Coppola, nem a família é confiável. O tio Comodoro (Walmor Chagas), tem apenas um desejo: vingança.
Aos 89 anos, Walmor não hesitou em raspar a cabeça para compor o personagem: "Foi bom para variar o visual", diz.
A atriz Mariana Lima, que interpreta a mulher de Claudinho, confirma a semelhança da série com a família Corleone: "Foi uma inspiração para a equipe, tanto que a minha personagem tem um pouco do caminho da Kay [mulher de Michael, que assume a chefia da família], de não querer fazer parte daquele universo".
O intervalo de quatro anos entre as duas temporadas foi resultado, segundo os produtores, de problemas de agenda e da "demora natural para produção desse porte". Haverá uma terceira temporada? "A vontade é de continuar. Se dependesse de mim, a cada ano faríamos uma nova temporada. Por isso, temos muita cautela na hora de matar alguém", brinca a roteirista Elena Soárez. Os espectadores agradecerão se o intervalo não chegar aos 16 anos que separam os últimos dois filmes da trilogia de Coppola.


FILHOS DO CARNAVAL - 2ª TEMPORADA

Quando: estreia dia 4/10, às 22h
Onde: HBO
Classificação: 18 anos




Texto Anterior: Tarantino cancela visita ao Rio
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.