São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Stevie Wonder quer balançar o Brasil pela segunda vez

ROCK IN RIO Cantor americano é a principal atração de hoje, que tem ainda Ke$ha, idolatrada pelos teens

Astro da música pop pode conquistar público com soul balançado e sucessos antigos da gravadora Motown

THALES DE MENEZES
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Embora a maioria do público da quarta noite do Rock in Rio esteja esperando o furacão teen Ke$ha, a desbocada americana não é a principal estrela da noite.
Hoje, o Palco Mundo receberá como última atração Stevie Wonder, 61, um dos maiores cantores e compositores da história do pop.
Ao contrário de Elton John, outro gigante, que não conseguiu animar o público na noite de Katy Perry e Rihanna, Wonder tem mais chances de agradar.
Seu repertório é mais dançante e ele pode ganhar a molecada por aí. Afinal, a lotação total da Cidade do Rock já dançou neste ano ao som de um hit de Wonder.
Foi no último sábado, com o poderoso funk "Higher Ground", canção regravada pelo Red Hot Chili Peppers e presença obrigatória nos shows da banda americana.
Se Rihanna tivesse mantido nesta temporada o repertório de sua turnê antiga, o público poderia ter ouvido "I Love Every Little Thing about You". A cantora de Barbados é uma entre cerca de 650 artistas que já gravaram canções de Stevie Wonder.
Ele vem pela segunda vez ao Brasil. Cantou antes no festival Free Jazz, em 1995.
Cego desde a infância, gravou seu primeiro disco aos 12 anos. Em pouco tempo, transformou-se num dos principais astros da Motown.
Além de lançar singles que iam direto ao topo das paradas, Wonder era o compositor mais bem-sucedido do selo, alimentando de hits o Jackson 5, de Michael Jackson.

ENTRE OS MELHORES
No final dos anos 1960, iniciou uma sequência de sucessos: "For Once in My Life" (1968), "My Cherie Amour" (1969), "Signed, Sealed, Delivered (I'm Yours)" (1970), "Superstition" (1972), "You Are the Sunshine of My Life" (1973) e "You Haven't Done Nothin'" (1974), esta gravada com o Jackson 5.
Entre seus álbuns, liderou as paradas logo de cara, com "Recorded Live: The 12 Year Old Genius" (1963), e repetiu o feito com dois discos reconhecidos entre os melhores da história, "Fulfillingness' First Finale" (1974) e "Songs in the Key of Life" (1976).
Para uma geração seguinte, ficou conhecido pelo dueto com Paul McCartney em "Ebony and Ivory" (1982).
Continuou gravando, sem o mesmo impacto nas paradas. Passou a se dedicar ao ativismo político, emprestando seu prestígio a várias causas humanitárias. Seu álbum mais recente é "A Time to Love", lançado há seis anos.
Se repetir o repertório do show do dia 17, em Austin (Texas), o público vai requebrar com seu soul balançado.
Talvez muitas das 100 mil pessoas da plateia não fiquem para vê-lo fechar a noite. Podem se arrepender.

STEVIE WONDER
QUANDO na madrugada de hoje para amanhã, à 0h50
ONDE Palco Mundo - Rock in Rio
QUANTO ingressos esgotados
CLASSIFICAÇÃO livre (menores de 15 anos têm de estar acompanhados de responsáveis legais)



Texto Anterior: Ingressos: Vendas começam hoje, às 10h
Próximo Texto: Sobreviventes do Legião Urbana tocam acompanhados de sinfônica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.