São Paulo, quinta, 29 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turíbio Santos mistura choro e sertão no "Chorando Alto"

CARLOS BOZZO JUNIOR
especial para a Folha

A segunda noite do "Chorando Alto", hoje no Sesc Pompéia, terá no violonista Turíbio Santos o representante do encontro do choro com a música popular do sertão nordestino. O precursor dessa mistura, o violonista João Pernambuco (1883-1947), será homenageado no repertório do show.
Também se apresentam hoje o grupo MPB-4, o Quarteto em Cy, Fabio Torres e Rodrigo y Castro e Fernando César e Hamilton de Holanda.
Santos se apresentará com Leandro Carvalho (violão de seis cordas), Ítalo Peron (violão de sete cordas), Pedro Amorim (bandolim), Proveta (saxofone e clarinete) e Ricardo Costa (percussão).
O grupo interpretará composições de Dilermando Reis, João Pernambuco e Guinga, além de "Nostalgia", de Jacob do Bandolim.
Antes de enveredar pelo violão clássico, Santos teve muito contato com a música popular. "Meu pai era seresteiro, e comecei a tocar violão pelo choro", disse o músico em entrevista à Folha.
Para ele, não há diferença entre o choro e o erudito. "Tanto é que Villa-Lobos fez a série de choro dele. O choro nada mais é do que formas européias que vieram para o Brasil e se adaptaram ao clima e à influência africana." Para o repertório do show, Santos apresenta uma vertente do choro e outra do frevo, baseando-se no disco "Turíbio Santos Mistura Amigos".
²

Show: Chorando Alto
Com: Fabio Torres e Rodrigo y Castro, Fernando César e Hamilton de Holanda, Turíbio Santos e MPB-4 e Quarteto em Cy
Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 011/ 3871-7777) Quando: hoje, a partir das 21h Quanto: R$ 6 a R$ 12



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.