São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 2002

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FILMES

Uma Cilada para Roger Rabbit
SBT, 14h15.

(Who Framed Roger Rabbit). EUA, 88, 103 min. Direção: Robert Zemeckis. Com Bob Hopkins, Christopher Lloyd. Filme que chamou atenção na época por usar técnicas sofisticadas que permitiam atores interagir com desenhos animados. Em clima de noir, um coelho é acusado de um assassinato. Resta a um detetive (Hopkins) desvendar o caso.

Crocodilo Dundee
Globo, 15h45.

Austrália, 86, 93 min. Direção: Peter Faiman. Com Paul Hogan, Linda Kozlowski. Jornalista nova-iorquina vai para Austrália e entrevista Crocodilo Dundee, um aventureiro pitoresco do local. Mais tarde, ela o leva para os EUA. Sucesso de bilheteria nos anos 80, que rendeu uma sequência ainda mais sem graça, o filme apóia-se na batida fórmula de brincadeiras com os choques culturais.

Para Roseanna
Bandeirantes, 22h.

(Roseanna's Grave). EUA, 96, 97 min. Direção: Paul Weiland. Com Jean Reno, Mercedes Ruhel. Dono de uma cantina italiana descobre que sua mulher tem uma doença fatal. A partir daí, tentará realizar seu desejo, que é ser enterrada no cemitério local.

A Guerra dos Pelados
Cultura, 22h30.

Brasil, 71, 98 min. Direção: Sylvio Back. Com Átila Iório, Jofre Soares. Em 1913, em Santa Catarina, a concessão de terras para uma estrada de ferro estrangeira mobiliza os expropriados. Surge então um líder messiânico, que faz o conflito (Guerra do Contestado) lembrar a Guerra de Canudos. É um tanto datado, visto que foi lançado em plena ditadura militar, sofrendo todos os tipos de censuras possíveis.

Assassinato no Colégio
Bandeirantes, 1h30.

  (Cutting Class). EUA, 88, 91 min. Direção: Rospo Pallenberg. Com Norman Alden, Mark Barnet. Garota frequenta uma escola onde começam a acontecer uma série de assassinatos. Ao mesmo tempo, um aluno que anos antes assassinara o próprio pai, retorna às aulas. Filho que mata o pai: é a emissora indo na onda dos telejornais?

Intercine
Globo, 1h40.

Nesta sexta, as opções são o suspense "Vítima do Medo" (96, de Andy Wolk, com Francie Swift, Cheryl Ladd) e a comédia "Pequeno Dicionário Amoroso" (96, de Sandra Werneck, com Andrea Beltrão, Daniel Dantas).

Vendetta: Escravos do Ódio
SBT, 1h45.

(Vendetta). EUA, 99, 117 min. Direção: Nicholas Meyer. Com Luke Askew, Clancy Brown. Baseado em fatos reais, o filme mostra um grupo de italianos acusado injustamente de fazer parte da Máfia.

Plano de Ataque
Globo, 3h25.

(Plan of Attack). EUA, 92, 89 min. Direção: Fred Walton. Com Loni Anderson, Tony Denison. Mulher vítima de estupro muda constantemente de residência para esquecer o passado. (BRUNO YUTAKA SAITO)

TV PAGA

Séries decepcionam pela falta de carisma

CLÁUDIA CROITOR
DA REDAÇÃO

Se nos anos 90 os seriados americanos eram considerados as novas novelas brasileiras, a mais recente fornada dos enlatados semanais está em sua fase "mexicana". Pouca coisa se salva na anunciada nova safra de séries lançada este mês nos canais pagos, especialmente Sony e Warner.
Entre as novas comédias, talvez a única que faça render algumas risadas seja "Less Than Perfect" (quartas, 21h30), do Sony, sobre a vida em escritório dos funcionários de um canal de TV. "Do Over" (terças, 21h30), que não é bem uma comédia, sobre um cara de 34 anos que por acidente volta à sua adolescência, nos anos 80, também não decepciona.
Mesmo assim, nenhuma chega a inspirar o telespectador a virar "fã de carteirinha", como pede o slogan do canal.
"8 Simple Rules" (terças, 22h) e "Life with Bonnie" (segundas, 21h30), também do Sony, são cansativos e dificilmente conseguem arrancar algum sorriso.
Aliás, o canal, que sempre hospedou o melhor do gênero, parece que só acertou a mão com a estréia do policial "CSI Miami" (sextas, 23h), sem dúvida a melhor notícia da nova fornada. Como o seu irmão mais velho, o "CSI" (quartas, 22h) de Las Vegas, a versão Miami também possui uma equipe de investigadores que consegue solucionar um crime a partir de um pedaço de unha achado a quarteirões da cena do crime, com as devidas reconstituições da trajetória da bala na vítima e tal.
Outro policial que merece atenção é "Fastlane" (segundas, 20h), da Warner. Dois policiais "alternativos" trabalham disfarçados contra os criminosos de Los Angeles, assessorados pela bela Thiffany Thiessen (se alguém se lembra, ela era a Valery de "Barrados no Baile"), com direito a imperdíveis cenas de ação.
Menos empolgante, mas simpático, é "Monk" (sábados e domingos, 20h), do pouco badalado canal USA. Aqui, um detetive um pouquinho esquisito e maníaco por limpeza e arrumação ajuda a polícia a solucionar crimes.

Paradigmas do cinema brasileiro

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Temos no Brasil dois paradigmas de cinema: Humberto Mauro e Mário Peixoto. O primeiro, exemplo acabado do cinema meio; o segundo, do cinema fim (para usar as categorias de Eric Rohmer).
Carlos Reichenbach é um cineasta que oscila entre as duas tendências. No caso de "Anjos do Arrabalde" (Canal Brasil, 23h30), o cinema existe para mostrar um meio social (o das professoras de periferia, seus alunos e adjacências).
É o típico cinema meio, aquele que muito facilmente as tentações vanguardistas levam a classificar de clássico, ou acadêmico.
No entanto, há todo um pensamento sobre cinema, e bem moderno, ali dentro. Mesmo no fato de evitar todo exibicionismo há esse pensamento. É o melhor Reichenbach.


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