São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 2002

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Empresas revelam cachês dos principais nomes do pop internacional e brasileiro

Quanto vale o show


Valores podem chegar a R$ 1 milhão, como os da cantora americana Shania Twain; no Brasil, artistas sertanejos e românticos são os mais bem pagos


LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Todo homem tem seu preço, principalmente se esse homem (ou mulher) é um artista pop ou tem uma banda de rock. Um dos segredos mais bem guardados do showbiz, o quanto fatura uma banda para se apresentar ao vivo, está aberto à visitação no site da gigante Clear Channel na internet.
Escancarados no site www.clearchannelcollegeentertainment.com, os valores dão uma idéia, para produtores de um lugar como o Brasil do real, do quanto sairia para bancar um show internacional no país, só no quesito "cachê".
O site "entregão" faz parte de uma subdivisão americana da Clear Channel, a maior empresa de entretenimento do mundo, que comanda de revistas e rádios ao gerenciamento de espetáculos para todos os ramos da música, do country ao rock. Só em 2001, nos EUA, a empresa produziu ou promoveu cerca de 7.000 shows.
A Clear Channel não é nome desconhecido no Brasil. O conglomerado ianque abriu escritório no país e se associou ao projeto Kaiser Music, no começo deste ano. O anúncio em fevereiro era de que bandas como Pearl Jam, Radiohead e U2 iriam todas passar pelo país, dentro do projeto da cervejaria e com o aval da gigante americana do entretenimento.
Com o dólar batendo nos R$ 3 e depois R$ 4, em junho a Clear Channel se desligaria do Kaiser Music e repensaria a história de manter um QG por aqui.
Mas, enfim, o assunto é quanto vale o show de seu artista/banda favorita. E a Folha não só reproduz ao lado alguns dos valores do showbiz internacional, como revela o cachê de nomes nacionais também.
O Clear Channel College Entertainment, o do site que entregou o preço das bandas, é o braço do Clear Channel para gerenciamento e produção de shows no movimentado circuito universitário dos EUA. O valor do cachê para um show unitário de um artista muda bastante, de acordo com a importância do tal nome para o momento atual da música (disco recentemente lançado, colocação nas paradas etc.).
Uma banda como a inglesa Radiohead, que está no site da Clear Channel, cobra por show um cachê de US$ 100 mil no mercado americano. Talvez a banda mais desejada por festivais brasileiros (tocaria no Free Jazz deste ano, se o festival de outubro não tivesse sido cancelado), o Radiohead, no caso de um único show no Brasil, sairia o triplo ou talvez quatro vezes o valor de cachê a R$ 360 mil por hora e meia no palco (calculando o dólar a R$ 3,6) .
É preciso incluir aí o preço de bilhetes aéreos de primeira classe para a banda, o transporte aéreo de equipamentos da equipe de turnê, diárias de hotéis etc.
A campeã do minuto cantado é Shania Twain, diva do country baba americano, que cobra mais de R$ 1 milhão por apresentação.
Já um show de uma das bandas de rock mais comentadas do circuito alternativo atual, o Queens of the Stone Age, sai baratinho: custa de R$ 36 mil a R$ 54 mil por cerca de duas horas em ação.
Sucesso da música pop atual, a veterana banda californiana Red Hot Chili Peppers se apresentou no Brasil no mês passado com a lucrativa turnê do álbum "By the Way". O preço atual de um show dos Chili Peppers nos EUA, segundo a Clear Channel, é de US$ 100 mil (R$ 360 mil).
A Folha procurou saber quanto foi o cachê da banda nas apresentações do Brasil, mas ouviu que a organizadora do show, a Kaiser, e a produtora do espetáculo, a C.I.E, têm um acordo para não divulgar o cachê de artistas.
Como um ato sociológico pop, veja no site indicado quanto vale o show de seus artistas, preferidos ou não. Antes que tirem do ar.


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