São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Ganham versões no novo CD da dupla clássicos de Cockney Rebel, Cliff Eberhardt e Elvis Presley, com destaque para Buddy Holly e Righteous Brothers

Erasure homenageia seus ídolos em álbum de covers

MARCELO FORLANI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Janeiro vai ser mais do que um novo ano para Andy Bell e Vince Clarke, a dupla conhecida como Erasure. O mês marca o lançamento de "Other People's Songs", um disco de covers em que os ingleses prestam homenagens a seus ídolos. A idéia não é nova nem para a música, nem para eles.
Em 1992, eles gravaram o EP "Abba-esque", só com canções do Abba. Agora, ganham novas versões os clássicos de Cockney Rebel, Cliff Eberhardt e Elvis Presley. Mas o destaque maior vai para Buddy Holly e Righteous Brothers, com duas músicas cada, entre elas "You've Lost That Love Feeling", que muitos só conheceram quando Tom Cruise a cantou em "Top Gun - Ases indomáveis" (de Tony Scott, de 1986), mas -acreditem- é bem mais velha do que isso.
Andy Bell, em um hotel no centro de Londres, conversou com a Folha e disse que gravar o novo álbum "foi uma viagem no tempo". Tudo começou como um projeto solo. Ele queria que as pessoas o reconhecessem como cantor. Mas, depois que Vince declarou interesse, Andy abriu mão e decidiu fazer deste o décimo álbum do Erasure.

Curta-metragem
A primeira faixa, "Solsbury Hill" (de Peter Gabriel), vai ser também o primeiro single. Na Europa, serão lançadas duas versões diferentes em CD e um DVD, que virá com o curta-metragem "Dr. Jeckyl and Mistress Hyde", vídeo que mostra uma versão no mínimo insólita para a história (em vez de um monstro, o médico vira uma mulher, interpretados por Andy). Também no DVD, estará a versão que fizeram para "Video Killed the Radio Star" (Bugles), canção que Bell só gravou os backing vocals robóticos, por achar muito boba.
De acordo com a receptividade dessa primeira música, eles vão decidir como será a turnê que começa em fevereiro. Por enquanto, apenas o Reino Unido, Escandinávia e Alemanha vão ver os shows da dupla que ficou famosa tocando "A Little Respect" e "O'Lamour". A escolha dos países não é aleatória. Essas são as regiões em que eles têm mais fãs. Andy sabe que os tempos são outros e que os fãs estão ficando mais raros. Ele lembrou da vez que uma turma os acompanhou por toda a Inglaterra, dormindo muitas vezes no chão da estação. "Eu não faria isso por ninguém. Nem por mim mesmo", brinca ele.

Xuxa
Da sua passagem pelo Brasil, ele lembra com tristeza do show em São Paulo Close Up Planet 97, em que abriu para David Bowie. "Estávamos no lugar errado, na hora errada. Era um festival de rock. Mas no Rio foi muito legal. Eles chegaram até a pedir desculpa pelo que aconteceu em São Paulo", lembra Andy. Outro fato que marcou a passagem deles pela Cidade Maravilhosa foi ter ido ao programa da Xuxa. "Ela parecia estar muito feliz de a gente estar ali. Mas foi estranho ver as dançarinas quase sem roupas", comenta. Quando fica sabendo que ela agora é mãe e que seu novo programa não tem mais as paquitas, Andy brinca: "Igual a Madonna. Quando virou mãe, ela resolveu colocar roupa".
Mesmo com trauma da capital paulista, Andy não descartou a passagem da turnê pela América do Sul por dois motivos. Porque o Erasure tem muitos fãs no continente e porque é na Argentina o único lugar em que ele se sente "como a Madonna", com fãs correndo atrás dele. E o inglês ainda se arrisca a dar uma dica à rainha do pop: "Ela tem que fazer um papel de uma mulher feia. Só assim a carreira de atriz dela vai deslanchar".


OTHER PEOPLE'S SONGS. Artista: Erasure. Lançamento: EMI (previsto para janeiro, no Brasil). Quanto: R$ 30 (em média).


Texto Anterior: De Janeiro a Janeiro
Próximo Texto: "Da capo best music writing 2002": Compilação propõe caminhos para ouvir música pop
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.